Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8588
Título: Arte na educação infantil : uma experiência estética com crianças pequenas
Autor(es): Oliveira, Adélia Pacheco de Freitas
Orientador: Foerste, Gerda Margit Schutz
Palavras-chave: Educação infantil
Data do documento: 28-Jul-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esta pesquisa aborda o tema ensino de arte na educação infantil e tem por objetivo analisar como a experiência do brincar mediada pela imagem da obra de arte potencializa a educação estética de crianças pequenas. O estudo foi realizado com um grupo de crianças com quatro anos de idade, em um Centro Municipal de Educação Infantil localizado em Vitória-ES. Consistiu no planejamento de uma ação pedagógica a partir da pré-seleção, pela professora/pesquisadora, de imagens de obras de artistas que retratam brincadeiras. As imagens foram submetidas à escolha das crianças, sendo ampliadas e impressas para compor um quebra-cabeça tridimensional. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa, utilizando-se da fotografia e da gravação de áudio para o registro dos dados produzidos durante as brincadeiras e vivências imagéticas das crianças com o brinquedo, que aconteceram em duplas, trios e com toda a turma. A análise dos dados estabeleceu diálogo com autores como Benjamin (1984;1987), Barbosa (2014), Barbosa (2009), Schütz-Foerste (2004); Duarte (2001); Vigotski (2004), Kramer (1996), Ferreira e Sarmento (2008) e Agamben (2005), entre outros. Os resultados mostraram que foi possível criar circunstâncias favoráveis ao ensino da arte para crianças pequenas a partir da brincadeira de montar o quebra-cabeça composto pelas imagens de obras de arte. Desse modo, é possível vislumbrar novas formas de aprender e ensinar arte, pois, nos momentos em que as crianças brincavam, foram proporcionadas condições que favoreceram a experiência estética.
This research addresses the issue of teaching art in early childhood education and aims to analyze how the experience of playing mediated by an art work image enhances the aesthetic education of young children. The study was conducted with a group of four-year-old children, in a Municipal Kindergarten Centre located in Vitória-ES. It consisted in planning a pedagogical action from the pre-selection, made by the teacher / researcher, of images from artists who portray play. The images were submitted to children’s choice, being enlarged and printed to form a three-dimensional puzzle. As for the methodological procedures, the research is based on qualitative approach, using photography and audio recording to gather the data produced during the play and the children’s imagistic experiences with the toy, which took place in pairs, trios and the whole class. Data analysis established dialogue with authors such as Benjamin (1984; 1987), Barbosa (2014), Barbosa (2009), Schütz-Foerste (2004); Duarte (2001); Vygotsky (2004), Kramer (1996), Ferreira and Sarmento (2008), Agamben (2005), among others. The results showed that it was possible to create favorable conditions to the teaching of art for young children from the play to assemble the puzzle composed of art work images. Thus, it is possible to envision new ways to learn and teach art, because, at the moments when children played, it was provided conditions that favored the aesthetic experience.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8588
Aparece nas coleções:PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_10401_Diss. de mestrado Adélia Pacheco.pdf1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.