Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8590
Título: A produção acadêmica sobre estágio supervisionado na formação de professores : o que revelam os textos dos ENDIPES de 2000 a 2012
Autor(es): Casotte, Liliane Dias Heringer
Orientador: Ventorim, Silvana
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Formação de Professores
Endipe
Produção acadêmica
Data do documento: 28-Jul-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Nesta pesquisa propomos mapear, descrever e analisar a produção acadêmica sobre Estágio Supervisionado na formação de professores, apresentada nos Encontros Nacionais de Didática e Prática de Ensino (Endipes). O foco da pesquisa pautou-se na elaboração de um estado do conhecimento sobre o referido tema no período de 2000 a 2012. Desenvolvemos uma pesquisa documental bibliográfica, de base qualitativa e quantitativa, na qual realizamos um estudo de mapeamento sobre a temática Estágio Supervisionado nos Endipes do referido período, assumindo-a como problemática de relevância significativa no campo científico da educação. O Estágio Supervisionado tem se destacado no cenário das pesquisas sobre formação de professores por sua pujante contribuição tanto para a promoção da articulação entre a teoria e a prática na formação e no trabalho docente, quanto para a constituição da identidade docente e para o desenvolvimento de ações colaborativas entre universidade e escolas de educação básica, uma vez que, por ocasião dos estágios, os licenciandos têm a oportunidade de vivenciar situações de ensino e aprendizagem e de refletir sobre a prática educativa ao mesmo tempo em que se formam como professor e pesquisador de sua atividade profissional. Desse modo, dialogamos com as produções de Pimenta (2001, 2002 e 2011), Pimenta e Lima (2004 e 2011), Lima (2012) e Nóvoa (1992, 2004 e 2009). Os resultados da materialidade evidenciam a colaboração dos Endipes para a socialização das produções, uma vez que congrega resultados dos trabalhos de pesquisadores de todo país. Nesse panorama, por meio dos textos apresentados na modalidade painel no período de 2000 a 2012, o Estágio Supervisionado ganha destaque como significativo componente curricular, eficaz para a promoção da articulação entre a teoria e prática e das ações colaborativas entre Universidade e escola, bem como para a formação do professor reflexivo, para a constituição da identidade docente e para a composição dos saberes da docência. Além dessas questões, os autores também trataram das experiências do Estágio Supervisionado e ocuparam-se em analisar as racionalidades subjacentes às concepções de formação docente.
In this research we propose to map, describe and analyze the academic production on Supervised Internship in teacher training, presented at the Encontros Nacionais de Didática e Prática de Ensino (Endipes). The focus of the research was based on the development of a state of knowledge on the said topic in the period 2000 to 2012. We have developed a bibliographical documentary research, qualitative and quantitative basis, which carried out a mapping study on the subject Supervised Internship in Endipes that period, taking it as significant relevant issues in the scientific field of education. The Supervised Training has been highlighted in the research setting on teacher training for its mighty contribution to both the promotion for the relationship between theory and practice in training and teaching work, and for the constitution of the teaching identity and for the development of collaborative actions between universities and basic education schools, since, during the Supervisd Internship, the graduating have the opportunity to experience teaching and learning situations and reflect about the educational practice at the same time that he/she formed as a teacher and researcher of his/her professional activity. Thus, we dialogued with productions Pimenta (2001, 2002 and 2011), Pimenta and Lima (2004 and 2011), Lima (2012) and Nóvoa (1992, 2004 and 2009). The results of the materiality show the collaboration of Endipes for the socialization of production, since it brings together results of the work of researchers around the country. In this scenario, through the texts presented in the panel mode in the period from 2000 to 2012, the Supervised Internship is highlighted as significant curricular component, effective to promote the relationship between theory and practice and collaborative action between university and school, as well as for the reflexive teacher training, for the establishment of teacher identity and the composition of the teaching knowledge. In addition to these issues, the authors also dealt with the experiences of Supervised Internship and occupied in analyzing the underlying rationales for teacher training conceptions.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8590
Aparece nas coleções:PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_10403_Dissertaçao Liliane 27 10 16 versão final.pdf2.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.