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Título: A política estadual de educação no Espírito Santo : o papel do projeto "Escola Viva" no direito social à educação básica e profissional
Autor(es): Peterle, Tatiana Gomes dos Santos
Orientador: Lima, Marcelo
Palavras-chave: Ensino médio integrado
"Escola Viva"
Direito
Público-privado
Data do documento: 16-Dez-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Em nosso trabalho o foco de estudo é a política estadual de Educação Básica e Profissional do Estado do Espírito Santo e o programa Escola Viva. A pesquisa tem como objetivo problematizar a política estadual de Educação Básica e Profissional do Estado do Espírito Santo tendo em vista o papel do programa Escola Viva no desenvolvimento do direito social à educação. Esse estudo tem como base a concepção marxiana que entende o ser humano como sujeito de sua própria história cuja ontologia se define com base na categoria Trabalho e na luta de classes como motor da transformação social. Optamos metodologicamente investigar o movimento dialético da realidade e utilizamos para tanto a análise documental e a pesquisa de campo com base em entrevistas para entender as contradições que emergem do nosso objeto de análise. A pesquisa revela os muitos interesses que atravessam a institucionalidade e a materialidade da oferta do direito ao Ensino Médio e a Educação Profissional no estado do Espírito Santo. Contatamos dois movimentos da realidade: um processo de desmonte da oferta de natureza pública estadual de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio e outro de hegemonização e implantação do programa Escola Viva que ocorre sem o devido diálogo com a comunidade escolar para atender aos interesses privados das elites locais. Essa não dialogicidade das práticas do atual governo do Espírito Santo promove a desintegração do direito à Educação Básica e Profissional pública, desmontando políticas de formação integral em nome de uma escola em Tempo Integral, que, no fundo e na prática, fortalece as relações entre público e privado na oferta escolar, reafirmando a lógica empresarial de gestão privatizante da educação.
The main focus of this research is the State policy of Basic and Professional Education of the State of Espírito Santo and the "Living School" program (programa “Escola Viva”). The research aims to problematize the State policy of Basic and Professional Education of the State of Espírito Santo in view of the role of the "Living School" program in the development of the social right to education. This study is based on the Marxian conception that understands the human being as subject of his own history whose ontology is defined based on the category Work and the class struggle as the engine of social transformation. We have chosen methodologically to investigate the dialectical movement of reality and we use documentary analysis and field research based on interviews to understand the contradictions that emerge from our object of analysis. The research reveals the many interests that cross the institutionality and the materiality of the offer of the Right to High School and Vocational Education in the state of Espírito Santo. We contacted two movements of reality: a process of dismantling the state public offer of Technical High School Education Integrated to High School and another of hegemonization and implementation of the "Living School" program that occurs without due dialogue with the school community for Private interests of local elites. This non-dialogical practice of the current government of Espírito Santo promotes the disintegration of the right to Basic Education and Public Professional, dismantling comprehensive education policies in the name of a full-time school, which, in substance and in practice, Strengthens the relations between public and private in the school supply, reaffirming the business logic of privatizing management of education.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8595
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