Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8596
Título: As figurações na política estadual de educação em tempo integral no Espírito Santo
Autor(es): Gaspar, Ronan Salomão
Orientador: Alves, Edson Pantaleão
Palavras-chave: Education policy
Data do documento: 28-Nov-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: A pesquisa teve como foco a relação entre o público e o privado na implementação da política de educação de tempo integral na rede pública estadual do Espírito Santo, por meio do Programa Escola Viva. O Programa ancora-se em um modelo de escola de tempo integral inspirado na proposta educativa do Instituto CoResponsabilidade pela Educação. Conta, ainda, com o apoio de uma Organização Não Governamental relacionada ao empresariado capixaba, a Espírito Santo em Ação. Com o propósito de compreender essa relação, procurou-se investigar de que maneira se configura a relação público-privado na implementação do novo modelo de educação em tempo integral para o ensino público da rede estadual do Espírito Santo, em especial com relação à gestão escolar. Assumindo como perspectiva metodológica o estudo de documentos, trata-se de uma investigação de cunho qualitativo, onde se buscou analisar os delineamentos que tem se configurado na adoção da parceria público-privado na implementação do modelo de escola em tempo integral para o Ensino Médio. Como fundamentação analítica utilizou-se dos pressupostos da sociologia figuracional de Norbert Elias, principalmente para compreender a rede de interdependência que se estabelece nas relações humanas e as formas como o poder, oriundo das relações sociais, se manifesta nas configurações humanas. Em nossa análise, identificamos um conturbado processo social na implementação da proposta política de escola de tempo integral, representada pelo Programa Escola Viva. Os resultados da investigação também evidenciaram que o modelo de escola proposto possui como eixo central a perspectiva gerencial, o controle e a responsabilização, assim como uma formação voltada para o alcance de metas em avaliações sistêmicas padronizadas em índices educacionais e a formação de jovens adaptados às exigências do mercado de trabalho
The research focused on the relationship between the public and the private in the implementation of the policy of full-time education in the state public network of Espírito Santo, through the Escola Viva Program. The program is anchored in a fulltime school model inspired by the educational proposal of the Co-Responsibilidade pela Educação Institute. It also has the support of a Non-Governmental Organization related to the Capixaba entrepreneurship, Espirito Santo em Ação. In order to understand this relationship, we sought to investigate how the public-private relationship is configured in the implementation of the new model Of full-time education for the public education of the Espírito Santo state network, especially with regard to school management. Assuming as a methodological perspective the study of documents, this is a qualitative research, which sought to analyze the delineations that have been configured in the adoption of the public-private partnership in the implementation of the model of full-time school for high school. The presuppositions of Norbert Elias's figurative sociology were used as an analytical foundation, mainly to understand the network of interdependence that is established in human relations and the ways in which power, from social relations, manifests itself in human configurations. In our analysis, we identified a troubled social process in the implementation of the full-time school policy proposal, represented by the Escola Viva Program. The research results also showed that the proposed school model has as its central axis the managerial perspective, control and accountability, as well as a training aimed at achieving goals in standardized systemic assessments in educational indexes and the training of young people adapted to the requirements of the labor market
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8596
Aparece nas coleções:PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_10605_ata_10605_Dissertação RONAN SALOMÃO GASPAR.pdf2.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.