Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8605
Título: O PROGRAMA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA-ES
Autor(es): GOMES, N. R. N.
Orientador: ALVES, E. P.
Palavras-chave: Educação em Tempo Integral
Educação Infantil
Infância
Pol
Data do documento: 3-Mai-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: GOMES, N. R. N., O PROGRAMA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA-ES
Resumo: Este estudo tem por tema o Programa de Educação em Tempo Integral do município de Vitória. Quanto ao objetivo geral, pretendeu-se investigar como tem ocorrido a implementação desse programa nesse município, entre 2004 e 2016, buscando analisar as possibilidades e desafios no desenvolvimento de práticas educativas voltadas para educação em tempo integral. Com esse propósito, atuou-se no contexto da escola acompanhando o desenvolvimento escolar de um grupo de alunos atendidos pelo programa. O campo empírico da pesquisa foi um centro municipal de educação infantil, que presta atendimento em tempo integral a um grupo de 20 crianças, com faixa etária de 3 e 4 anos. Metodologicamente recorreu-se à pesquisa-ação como orientadora do percurso e à utilização do questionário, entrevistas semiestruturadas e observação em contexto como procedimentos de coleta de dados. Com base nesses instrumentos, procedeu-se à sistematização dos dados por meio de registros fotográficos, gravações de voz, registros das observações no diário de campo e pesquisa documental. Para o embasamento teórico do estudo, optou-se por usar a teoria sociológica figuracional de Norbert Elias, que contribui para as análises, apoiadas em conceitos centrais, como civilização, figuração, interdependência. Para Elias, as sociedades se estruturam com diferentes relações de interdependência, as quais produzem as mais diversas figurações sociais, cujas alterações são resultado de outras relações de interdependência existentes em seu interior. Nessa perspectiva, procedeu-se à análise do Programa de Educação em Tempo Integral no município de Vitória-ES. Os dados da pesquisa revelam a necessidade de tal programa passar por mudanças significativas de diferentes naturezas, entre as quais questões de concepção, questões estruturais e econômicas. De modo geral, observa-se que a perspectiva assistencialista ainda é predominante nos discursos e existe a necessidade de compreensão, por parte dos envolvidos, do que vem a ser um projeto educativo de atendimento à educação integral, pois somente a ampliação do tempo de escola não transforma por si mesma a qualidade ou quantidade de oportunidades oferecidas aos estudantes.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8605
Aparece nas coleções:PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_11217_1OFICIAL WORDNúbia - versão atualizada -EM PDF.pdf2.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.