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Título: CONCEPÇÕES DE PLANEJAMENTO DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autor(es): CANDIDO, M. S. Q.
Orientador: MARSIGLIA, A. C. G.
Palavras-chave: Planejamento de ensino
Educação Escolar
Pedagogia históric
Data do documento: 7-Jul-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: CANDIDO, M. S. Q., CONCEPÇÕES DE PLANEJAMENTO DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo: Neste trabalho investigamos as concepções de planejamento de ensino predominantes na educação brasileira a fim de analisá-las na perspectiva da pedagogia histórico-crítica e do materialismo histórico-dialético, que foi nosso referencial teórico-metodológico. Para isso, buscamos compreender como a temática destacada se apresenta na pesquisa em educação no Brasil e como cada perspectiva pedagógica predominante na educação brasileira apresenta o planejamento de ensino. Concluímos a partir desses estudos que o ideário pós-moderno é dominante na educação escolar, se traduzindo nas pedagogias do aprender a aprender. Estas, precarizam a educação escolar por deslegitimar o ensino, o papel do professor, os conhecimentos historicamente construídos pela humanidade, a importância de sua apropriação, além da negação da necessidade do planejamento de ensino devido ao seu alinhamento aos referenciais pós-modernos.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8614
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