Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8615
Título: PARA ALÉM DO VISÍVEL: A VIRADA EDUCACIONAL E O ENSINO DA ARTE NO CONTEMPORÂNEO
Autor(es): AZEVEDO, F. C.
Orientador: REBOUCAS, M. L. M.
Palavras-chave: Ensino de artes visuais
Virada educacional
Formação de pro
Data do documento: 14-Dez-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: AZEVEDO, F. C., PARA ALÉM DO VISÍVEL: A VIRADA EDUCACIONAL E O ENSINO DA ARTE NO CONTEMPORÂNEO
Resumo: Com o intuito de aprofundar os debates existentes entre a educação e a arte, este estudo busca vincular as estratégias pedagógicas adotadas no fenômeno da Virada Educacional (VE) no campo da arte com o ensino das Artes Visuais no Brasil, na contemporaneidade. Para tanto, com base na semiótica francesa, em especial os regimes de sentido e de interação, toma como corpus teórico dois textos críticos sobre a VE, How do you bring a classroom to life as if it were a work of art?, de Claire Bishop, presente no livro Artificial Hells Participatory Art and the Politics of Spectatorship (sem tradução para o português) e o terceiro capítulo da dissertação de Mônica Hoff Gonçalves, nomeado como A virada educacional e contexto de arte brasileiro. Com base nas categorias semânticas depreendidas desta análise, em um segundo momento da pesquisa, analisa as produções teórico-práticas no formato de artigo científico dos docentes-pesquisadores que disponibilizam suas experiências pedagógicas nos anais de eventos da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) Comitê Educação em Artes Visuais e nos simpósios temáticos propostos. Com isso, objetiva perceber as reverberações das problematizações presentificadas na VE e suas apropriações pelos educadores formadores de professores de arte no Brasil contemporâneo. Com 49 artigos analisados, percebeu-se que as práticas dos docentes-pesquisadores estão em diálogo com as atuais produções artísticas que trabalham como a educação em suas poéticas de ação
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8615
Aparece nas coleções:PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_11743_Fabianne Azevedo_dissertação_PPGE_2017.pdf1.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.