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Título: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO IFES E NO SENAI-ES: ESTUDO COMPARATIVO DA INSERÇÃO, FORMAÇÃO E CONDIÇÃO DE TRABALHO NO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA
Autor(es): JANUARIO, T. M.
Orientador: LIMA, M.
Palavras-chave: Instituto Federal de Educação
Ciência e Tecnologia do Espír
Data do documento: 8-Mar-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: JANUARIO, T. M., DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO IFES E NO SENAI-ES: ESTUDO COMPARATIVO DA INSERÇÃO, FORMAÇÃO E CONDIÇÃO DE TRABALHO NO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA
Resumo: Esta pesquisa tem como foco a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), com o principal objetivo de analisar e comparar a docência nesse campo, a partir da inserção, da formação, das condições de trabalho e da prática dos professores do curso Técnico em Mecânica no Senai-ES e no Ifes. Fundamentou-se no aporte teórico-metodológico do materialismo histórico e dialético, e dialoga, principalmente, com Frigotto (2010), Kuenzer (2010), Moura (2008) e Machado (2008). A partir de uma abordagem predominantemente qualitativa, utilizando-se do método de análise comparativo, a pesquisa descreveu, analisou e comparou duas realidades específicas da EPTNM, tendo como instrumentos de investigação: a análise documental, a visita in loco e as falas dos sujeitos registradas por meio de entrevistas semiestruturadas. As semelhanças entre essas instituições revelam-se por meio: da tradição, da referência e do prestígio social na oferta de cursos de EPTNM; da infraestrutura das salas de aula, oficinas e laboratórios; do currículo (plano de curso); e do perfil dos alunos. As diferenças entre essas instituições revelam-se por meio: da natureza jurídica; das organizações administrativas e pedagógicas; das suas finalidades, objetivos e missões; das suas concepções de educação profissional; do trabalho docente (contrato, salário e plano de carreira); da relação professor-instituição-aluno; do perfil dos professores; e da prática docente. Essas características definem a identidade de cada uma das instituições estudadas e trazem implicações para a docência, definindo seus limites de atuação e de formação. Assim, esta pesquisa favorece a compreensão de que a inserção, a formação e as condições de trabalho do professor podem determinar as suas práticas docentes. Também ressalta a importância da formação docente na EPTNM como espaço que pode ajudar ao professor a compreender o mundo do trabalho e a criar ações educativas que permitam a formação de trabalhadores conscientes da sua realidade e capazes de enfrentar as condições impostas pelo capital.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8618
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