Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8619
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPINEL, H.
dc.date.accessioned2018-08-01T23:37:12Z-
dc.date.available2018-08-01
dc.date.available2018-08-01T23:37:12Z-
dc.identifier.citationLIMA, H. F. S., NARUTO, UM ALUNO COM CRANIOFARINGIOMA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL HOSPITALAR: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO E EXISTENCIAL INSPIRADO EM PAULO FREIREpor
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/8619-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.titleNARUTO, UM ALUNO COM CRANIOFARINGIOMA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL HOSPITALAR: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO E EXISTENCIAL INSPIRADO EM PAULO FREIREpor
dc.typemasterThesisen
dc.contributor.memberTRUGILHO, S. M.
dc.contributor.memberBUENO, J. G. S.
dc.contributor.memberGOMES, V.
dc.contributor.memberDRAGO, R.
dcterms.abstractO objetivo deste estudo é descrever compreensivamente os modos de ser sendo junto ao outro no mundo de um paciente com seis anos de idade, que se autonomeia Naruto, com craniofaringioma e que é aluno da Educação Especial Escolar (e não escolar) por ter ficado cego devido a esse complexo quadro clínico. Para isso, recorro a um método de pesquisa de cunho fenomenológico e aos conceitos presentes nas obras de Paulo Freire (1921-1997), a fim de analisar os modos de ser de Naruto. Além da análise fenomenológica e existencial das vivências do aluno, a partir do contato com ele na classe hospitalar do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória e em sua residência (usando como instrumentos para a coleta de dados fotografias, gravações, conversas informais, vídeos e outros meios), foi realizada também uma revisão bibliográfica do tema pedagogia hospitalar, bem como um breve histórico da implantação desse sistema no Brasil e no mundo, uma descrição de suas bases legais e uma análise do que significa educar uma criança num hospital e de como se organiza esse espaço para a educação e para a promoção da saúde do paciente-aluno. Com o objetivo de compreender melhor os desafios que o paciente-aluno vítima dessa enfermidade tem de enfrentar para se realizar como ser humano, também foi realizada uma breve exposição das consequências do craniofaringioma para a saúde. Por fim, como resultado, concluiu-se que Naruto, apesar das dificuldades de sua patologia e de seu histórico de vida, revelou-se como uma presença no mundo, com o mundo e com os outros ao seu redor.por
dcterms.creatorLIMA, H. F. S.
dcterms.formatapplication/pdfpor
dcterms.issued2018-03-09
dcterms.subjectCraniofaringiomapor
dcterms.subjectEducação especialpor
dcterms.subjectPedagogia hospitalarpor
dcterms.subjectPpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.publisher.courseMestrado em Educaçãopor
Aparece nas coleções:PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_12139_Dissertação - pdf (1).pdf3.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.