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dc.contributor.advisorLEITE, J. L.
dc.date.accessioned2018-08-01T23:37:14Z-
dc.date.available2018-08-01
dc.date.available2018-08-01T23:37:14Z-
dc.identifier.citationSANTOS, C. F., INTELECTUAIS BRASILEIROS E AS REPRESENTAÇÕES DO (SUB) DESENVOLVIMENTO COMO PROJETO DE EDUCAÇÃO: O INSTITUTO SUPERIOR DE ESTUDOS BRASILEIROS (ISEB) NA DÉCADA DE 1950.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/8623-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.titleINTELECTUAIS BRASILEIROS E AS REPRESENTAÇÕES DO (SUB) DESENVOLVIMENTO COMO PROJETO DE EDUCAÇÃO: O INSTITUTO SUPERIOR DE ESTUDOS BRASILEIROS (ISEB) NA DÉCADA DE 1950.por
dc.typemasterThesisen
dc.contributor.memberCAPRINI, A. B. A.
dc.contributor.memberARAUJO, G. C.
dcterms.abstractEsta pesquisa teve como principal objetivo compreender de que modo um grupo de intelectuais, imersos na política desenvolvimentista da década de 1950 no Brasil representou, através do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), a problemática do (Sub) desenvolvimento como projeto de educação. Posto ser este um estudo de caráter histórico, como fonte de pesquisa privilegiamos um documento descrito como Relatório Sucinto de Atividades do ISEB dando ênfase as aulas que foram ministradas e publicadas, no período entre 1956 a 1960, com o objetivo de entender o papel ocupado pela educação na política Desenvolvimentista do Brasil naquele período. Para tanto, fundamentamos nossa pesquisa a partir de uma perspectiva Histórico Cultural, privilegiando o esquema conceitual de Roger Chartier (1990, 1991, 2002, 2007): representação, circulação e apropriação. Em diálogo com Jean-François Sirinelli (2000), compreendemos o engajamento do intelectual nas problemáticas de seu tempo. Já na busca pela compreensão do campo político/cultural que esteve inserido os intelectuais do ISEB, destacamos Pierre Bourdieu (2000) e Reinhart Koselleck (2006), para assim, compreendermos os principais temas que desenharam a política isebiana a partir de seu projeto de Educação.por
dcterms.creatorSANTOS, C. F.
dcterms.formatapplication/pdfpor
dcterms.issued2018-04-18
dcterms.subjectISEBpor
dcterms.subjectIntelectuaispor
dcterms.subjectEducaçãopor
dcterms.subjectRepresentaçõespor
dcterms.subjectpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.publisher.courseMestrado em Educaçãopor
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