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Título: Entre linhas e letras de Rafael : estudo sobre a escolarização de uma criança com autismo no ensino comum
Autor(es): Santos, Emilene Coco dos
Orientador: Oliveira, Ivone Martins de
Palavras-chave: Desenvolvimento infantil
Criança com autismo
Linguagem escrita
Data do documento: 21-Jun-2012
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar como ocorre o desenvolvimento da leitura e da escrita da criança com autismo no ensino comum. Utiliza uma metodologia qualitativa, realizada por meio de um estudo de caso do tipo etnográfico, que se desenvolveu em um trabalho colaborativo, à luz do aporte teórico e metodológico da perspectiva histórico-cultural. Para a coleta de dados, recorreu-se à observação participante, registros em diários de campo, filmagens, fotografias e entrevistas com os sujeitos envolvidos na pesquisa. Além disso, analisa os registros arquivados na escola, relatórios e laudos do sujeito com autismo foco do estudo. Toma o paradigma indiciário como base para a análise dos documentos e dos eventos observados e fundamenta a análise dos dados nos Pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski e colaboradores, especificamente, nas elaborações construídas sobre o papel do outro e da linguagem na constituição do sujeito. A análise dos dados permitiu a compreensão de que os modos de inserção da criança com autismo nos diferentes tempos e espaços da escola e a constituição de si como aluno foram se estabelecendo com o passar dos anos; e que os profissionais e o trabalho educativo, a partir do planejamento coletivo e das ações pedagógicas, contribuíram para o percurso de simbolização da criança com autismo. O caminho percorrido pela criança, em relação à apropriação da linguagem escrita, teve momentos de avanços e retrocessos em um movimento não linear. Os dados indicam ainda que as interações verbais e a mediação pedagógica nas atividades de leitura e escrita contribuíram para avanços no desenvolvimento mental da criança com autismo, principalmente em relação à atenção voluntária e ao desenvolvimento da percepção, e na apropriação da leitura e da escrita.
This study’s goal was to analyze how is done the development of reading and writing of children with autism in ordinary school. It uses a qualitative methodology that was developed through a ethnographic case study drawn forth by theoretical and methodological framework of historical-cultural perspective. To collect data, there was the use of participant observation, field diary records, films, photographs and interviews with the subjects involved in the research. In addition, analysis of records filed at school, reports and appraisals done by the individuals with autism in the study. It adopts the evidentiary paradigm as a basis for the analysis of documents and observed events and justifies data analysis on the assumptions of HistoricCultural Psychology by Vygotsky and collaborators, specifically about the elaborations built on the role that the other and the language play in the constitution of the subject. Data analysis allowed the comprehension of children with autism in different times and spaces of school and the constitution of himself or herself as a student was settled over the years; and that the professional and educational work resultant of collective planning and pedagogical actions contributed to the pathway of symbolization of children with autism. The course traced by the child in relation to the appropriation of written language had moments of advancement and retrocession in a non-linear movement.The data indicates that oral interactions and mediation teaching on the activities of reading and writing contributed with the advances in the mental development of the child with autism and with the appropriation of reading and writing.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8627
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