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Título: Avaliação em educação especial : uma proposta de construção coletiva
Autor(es): Sales, Suelen da Silva
Orientador: Victor, Sonia Lopes
Palavras-chave: Avaliação em educação especial
Avaliação para identificação
Data do documento: 29-Jul-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O objetivo deste estudo foi contribuir na construção de uma proposta de avaliação do público-alvo da educação especial em colaboração com os professores de educação especial que atuam com crianças da educação infantil e do ensino fundamental. Esse objetivo foi construído quando, nos estudos do Observatório Nacional de Educação Especial, realizado no Estado do Espírito Santo, constatouse, juntamente com a gestão de educação especial, que já havia um trabalho realizado pelas escolas, porém era preciso fazer uma sistematização da prática dos professores de educação especial no que se refere ao processo de avaliação em suas diferentes perspectivas. Esta pesquisa desenvolveu um estudo da literatura científica, no qual foi identificado que o município de Guarapari não era o único que não tinha ainda uma proposta para a avaliação do aluno público-alvo da educação especial. Aposta na organização de espaços coletivos para discutir essa temática. Como aporte teórico este estudo se apoia na abordagem histórico-cultural, especialmente nos trabalhos de Vigotski a respeito do desenvolvimento humano, da aprendizagem, da relação ensino-aprendizagem, da zona de desenvolvimento proximal, da mediação pedagógica e da defectologia. Trata-se de uma pesquisa colaborativa com o apoio de outra pesquisadora que também participa do Grupo de Pesquisa sobre Infância, Cultura, Inclusão e Subjetividade (Grupicis), com professores de educação especial, pedagogos e gestores do referido município pela via da formação, a fim de elaborar colaborativamente, uma proposta de avaliação em educação especial. A análise de dados consistiu em identificar as experiências dos professores em suas narrativas e articulá-las à base teórica para a construção da proposta. Pensar na avaliação em educação especial, dessa maneira, produziu um conhecimento sobre a temática e revelou uma necessidade de a Secretaria de Educação se envolver mais com os processos de avaliação, principalmente, no que diz respeito à identificação do aluno elegível aos serviços do atendimento educacional especializado. Em relação à avaliação da aprendizagem, os professores usavam da observação do processo de ensino do aluno, porém não havia um estudo em que eles se baseassem para tal procedimento. No que se refere à avaliação para o apoio e planejamento, foi identificada uma preocupação com os apoios ao professor, perdendo o foco de como esse planejamento de ações poderia repercutir na aprendizagem do aluno. A proposta construiu um movimento que possibilitou avaliar o atendimento educacional especializado no que se refere à aprendizagem do aluno. A expectativa é que essa proposta não seja apenas mais um documento, mas que provoque movimentos de mudança na escola, contribuindo para inclusão dos alunos público-alvo da educação especial.
This study aims to cooperate with the construction of a proposal of special education evaluation for the Educational Department of Guarapari. This objective was constructed along with the studies made by the National Observatory of Special Education, in the state of Espírito Santo, where we noticed, among the administration of special education, that schools already had work on it, although it was necessary to systematize the practice of teachers of special education when in relation to the evaluation process in its different perspectives. Therefore it was made a study of scientific literature in which is possible to identify that the municipality of Guarapari was not the only city without a plan to the evaluation of the student conducted to the special education. In this way, collective spaces were necessary to the debate of this thematic. As theoretical base of this study, we are supported by the historical-cultural approach, especially on Vigotski studies such as human development, learning, zone of proximal development and defectologia. We have accomplished a collaborative research supported by another researcher which participates of the Childhood, Culture, Inclusion and Subjectivity Research Group, and also with teachers of special education, pedagogical and directors of that city in order to collaboratively promote a proposal of evaluation on special education. The analysis consists in identifying the experiences of the teachers along their narratives and carrying them to the theoretic base for the construction of the proposal. We noticed that think of evaluation on special education produced a knowledge about the thematic and revealed the necessity of a closer relation of the educational department with evaluation processes, mainly with the identification of the students who needs specialized services. The learning evaluation was observed on the teaching processes, but the teachers did not have studies to support this evaluation. In relation to the evaluation for support and planning, there was a concern about teacher's support, deviating the focus of how this planning could have repercussions on learning. Our perspective is that this proposal constitutes more than a simple document, moving changings on school and contributing to the inclusion of the students of the special education.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8631
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