Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8635
Título: PAEBES: Modos, Formas e Diálogos a Partir dos Usos dos Resultados de Língua Portuguesa da Avaliação Externa Estadual no Município de Cariacica-es
Autor(es): PEREIRA, S. L. A.
Orientador: SCHWARTZ, C. M.
Palavras-chave: Avaliação educacional
Ensino Fundamental
Língua Portuguesa
Data do documento: 28-Ago-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: PEREIRA, S. L. A., PAEBES: Modos, Formas e Diálogos a Partir dos Usos dos Resultados de Língua Portuguesa da Avaliação Externa Estadual no Município de Cariacica-es
Resumo: Este trabalho integra estudos desenvolvidos pela linha de pesquisa Educação e Linguagens (verbal), do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, estruturada na modalidade estudo de caso, com temática avaliação externa. Enfoca o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (PAEBES) a partir de fontes documentais e de depoimentos por professores de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino do município de Cariacica ES. O objetivo do estudo é investigar estratégias de divulgação dos resultados de Língua Portuguesa adotadas pelo PAEBES e usos que se fazem dos resultados em escolas da rede estadual do município de Cariacica-ES para compreender modos e formas de diálogos entre a avaliação externa e diferentes sujeitos responsáveis pela aprendizagem dos alunos em Língua Portuguesa. Entendemos que a perspectiva teórica de Bakhtin (2003) sobre dialogismo/polifonia e a perspectiva teórica de Certeau (2005) sobre a reinvenção do cotidiano contribuíram com as análises dos discursos de linguagem. As análises apontaram que há muitos discursos, muitas ―vozes‖ e ―maneira de fazer‖ em dialogar com os resultados do programa por professores de Língua Portuguesa, pedagogos e diretores. Essas maneiras de fazer são ―inventadas‖ e ―reinventadas‖ pela criatividade, criticidade e inventividade desses sujeitos e não se adéquam com os postulados pelas oficinas de apropriação dos resultados do programa.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8635
Aparece nas coleções:PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_9233_DISSERTAÇÃO SELMA FINAL.pdf3.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.