Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8635
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSchwartz, Cleonara Maria-
dc.date.accessioned2018-08-01T23:37:19Z-
dc.date.available2018-08-01-
dc.date.available2018-08-01T23:37:19Z-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/8635-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.subjectEducational evaluationeng
dc.subjectElementary schooleng
dc.subjectPortuguese languageeng
dc.titlePAEBES: modos, formas e diálogos a partir dos usos dos resultados em língua portuguesa da avaliação externa estadual no município de Cariacica-ESpor
dc.typemasterThesisen
dc.subject.udc37-
dcterms.abstractEste trabalho integra estudos desenvolvidos pela linha de pesquisa Educação e Linguagens (verbal), do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, estruturada na modalidade estudo de caso, com temática avaliação externa. Enfoca o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (PAEBES) a partir de fontes documentais e de depoimentos por professores de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino do município de Cariacica ES. O objetivo do estudo é investigar estratégias de divulgação dos resultados de Língua Portuguesa adotadas pelo PAEBES e usos que se fazem dos resultados em escolas da rede estadual do município de Cariacica-ES para compreender modos e formas de diálogos entre a avaliação externa e diferentes sujeitos responsáveis pela aprendizagem dos alunos em Língua Portuguesa. Entendemos que a perspectiva teórica de Bakhtin (2003) sobre dialogismo/polifonia e a perspectiva teórica de Certeau (2005) sobre a reinvenção do cotidiano contribuíram com as análises dos discursos de linguagem. As análises apontaram que há muitos discursos, muitas ―vozes‖ e ―maneira de fazer‖ em dialogar com os resultados do programa por professores de Língua Portuguesa, pedagogos e diretores. Essas maneiras de fazer são ―inventadas‖ e ―reinventadas‖ pela criatividade, criticidade e inventividade desses sujeitos e não se adéquam com os postulados pelas oficinas de apropriação dos resultados do programa.por
dcterms.abstractThis work includes studies by research line Education and Languages (verbal), the Program of Graduate Studies in Education of the Federal University of Espirito Santo. It is a qualitative research, structured in the form of case studies, themed external evaluation. Focuses on Education Assessment Program Basic of the Holy Spirit ( PAEBES ) from documentary sources and interviews by Portuguese teachers of state schools in the city of Cariacica – ES. The objective of the study is to investigate dissemination strategies of the results of Portuguese Language adopted by PAEBES and uses that are made of the results at the state network of schools of Cariacica-ES municipality to understand modes and forms of dialogue between the external evaluation and different subjects responsible for student learning in Portuguese. We understand that the theoretical perspective of Bakhtin (2003) on dialogism / polyphony and the theoretical perspective of Certeau (2005) on the reinvention of everyday life contributed to the analysis of language speeches. The analysis pointed out that there are many speeches , many " voices " and " way of doing " in dialogue with the results of the program by teachers of Portuguese Language teachers and principals. These ways of doing are " invented " and " reinvented " by creativity, criticality and inventiveness of these subjects and do not conform to the postulates by appropriation workshops of program results.eng
dcterms.creatorPereira, Selma Lúcia de Assis-
dcterms.formattextpor
dcterms.issued2015-08-28-
dcterms.languagepor-
dcterms.subjectAvaliação educacionalpor
dcterms.subjectEnsino fundamentalpor
dcterms.subjectLíngua portuguesapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqEducação-
dc.publisher.courseMestrado em Educaçãopor
dc.contributor.refereeGontijo, Cláudia Maria Mendes-
dc.contributor.refereeSalgueiro, Maria Amélia Dalvi-
dc.contributor.refereeBecalli, Fernanda Zanetti-
Aparece nas coleções:PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_9233_DISSERTAÇÃO SELMA FINAL.pdf3.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.