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Título: Uma compreensão sobre a presença de estudantes jovens na EJA do município de Vitória/ES
Autor(es): Zorzal, Eliane Saiter
Orientador: Oliveira, Edna Castro de
Palavras-chave: EJA
AYE
Youth
Adolescence
Data do documento: 30-Set-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Este trabalho tem como objetivo central buscar compreender os aspectos constitutivos da presença de estudantes jovens adolescentes em uma escola de EJA no município de Vitória/ES, e, a partir dessa investigação, analisar os percursos de estudantes adolescentes até chegarem na modalidade de EJA, problematizar as relações pedagógicas constituídas entre os estudantes adolescentes e os profissionais da escola e refletir sobre o sentido da EJA para esses estudantes. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo tendo como estratégia metodológica a pesquisa-ação preconizada por René Barbier e como fundamento teórico o diálogo entre pensadores de diversos campos de conhecimento a partir de uma abordagem sociocultural da juventude, da legislação vigente e da pedagogia libertadora de Paulo Freire. O levantamento de dados foi realizado através de pesquisa de campo, e os procedimentos de coleta compreenderam o uso de entrevista semiestruturada e as análises do diário de itinerância construído ao longo da pesquisa. Participaram deste estudo seis jovens adolescentes matriculados na EMEF Admardo Serafim Oliveira, escola com oferta exclusiva de EJA no município de Vitória/ES. As entrevistas foram transcritas na íntegra e os dados categorizados em quatro eixos temáticos: os significados da chegada do estudante adolescente na EJA, as particularidades entre ser um estudante adolescente e ser um estudante adolescente na EJA e as relações interpessoais. Os resultados nos levam a observar em linhas gerais a necessária mudança de paradigma com relação à presença da juventude ou à adolescência na EJA, considerando os aspectos ligados às relações que são construídas no espaço escolar e as particularidades que envolvem este público. Diante disso, o trabalho revela os desafios que se tem colocado nesse cotidiano, em função do acúmulo de estudantes jovens adolescentes nas salas de aula de EJA, procurando fazer reflexões sobre o debate.
This thesis aims at understanding the constitutive aspects of young adolescent students presence in an Adult and Youth Education (AYE) school in Vitória, capital city of Espírito Santo state (ES). Based on this investigation, it analyzes the routes these students went through until they got to the AYE learning mode, it questions the pedagogical relations constituted among adolescent students and the school professionals, and it also considers the AYE meaning for these students. It is a qualitative research that uses the action-research as investigative approach, as advocated by René Barbier. Its theoretical foundation is a dialogue of authors from many different fields of knowledge and comprehends a sociocultural approach of youth, the current legislation and Paulo Freire’s pedagogy of freedom. The data survey was conducted through field research and the procedures included semi structured interviews and the analysis of an itinerant journal, kept along the research. Six young adolescents enrolled at the state high school ‘EMEF “Admardo Serafim Oliveira”’ took part in this study. This is a school in Vitória (ES) which only offers AYE learning mode. The interviews were thoroughly transcribed and the data categorized in three thematic axes: the meaning of the adolescent student arrival to AYE, the specificities of being an adolescent student and being an adolescent student at AYE, and the interpersonal relations. The results led us to observe a general need for change of paradigm regarding the presence of the youth, or adolescence, at AYE by considering the aspects of the relationships built in the school environment and this audience’s specificities. Therefore, this thesis reveals the challenges presented on AYE’s everyday life regarding the amount of young adolescent students in its classrooms by considering this dialogue.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8636
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