Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8636
Título: UMA Compreensão Sobre a Presença de Estudantes Jovens e Adolescentes na Eja do Município de Vitória Es
Autor(es): ZORZAL, E. S.
Orientador: OLIVEIRA, E. C.
Palavras-chave: EJA
Juventude
Adolescência
Diálogo
Data do documento: 30-Set-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: ZORZAL, E. S., UMA Compreensão Sobre a Presença de Estudantes Jovens e Adolescentes na Eja do Município de Vitória Es
Resumo: Este trabalho tem como objetivo central buscar compreender os aspectos constitutivos da presença de estudantes jovens adolescentes em uma escola de EJA no município de Vitória/ES, e, a partir dessa investigação, analisar os percursos de estudantes adolescentes até chegarem na modalidade de EJA, problematizar as relações pedagógicas constituídas entre os estudantes adolescentes e os profissionais da escola e refletir sobre o sentido da EJA para esses estudantes. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo tendo como estratégia metodológica a pesquisa-ação preconizada por René Barbier e como fundamento teórico o diálogo entre pensadores de diversos campos de conhecimento a partir de uma abordagem sociocultural da juventude, da legislação vigente e da pedagogia libertadora de Paulo Freire. O levantamento de dados foi realizado através de pesquisa de campo, e os procedimentos de coleta compreenderam o uso de entrevista semiestruturada e as análises do diário de itinerância construído ao longo da pesquisa. Participaram deste estudo seis jovens adolescentes matriculados na EMEF Admardo Serafim Oliveira, escola com oferta exclusiva de EJA no município de Vitória/ES. As entrevistas foram transcritas na íntegra e os dados categorizados em quatro eixos temáticos: os significados da chegada do estudante adolescente na EJA, as particularidades entre ser um estudante adolescente e ser um estudante adolescente na EJA e as relações interpessoais. Os resultados nos levam a observar em linhas gerais a necessária mudança de paradigma com relação à presença da juventude ou à adolescência na EJA, considerando os aspectos ligados às relações que são construídas no espaço escolar e as particularidades que envolvem este público. Diante disso, o trabalho revela os desafios que se tem colocado nesse cotidiano, em função do acúmulo de estudantes jovens adolescentes nas salas de aula de EJA, procurando fazer reflexões sobre o debate.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8636
Aparece nas coleções:PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_9280_Dissertação Eliane.pdf1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.