Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8640
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerraço, Carlos Eduardo-
dc.date.accessioned2018-08-01T23:37:20Z-
dc.date.available2018-08-01-
dc.date.available2018-08-01T23:37:20Z-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/8640-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.subjectEducação - Filosofiapor
dc.subjectEducação - Guarapari (ES) - Aspectos sociaispor
dc.subjectEnsino - Currículospor
dc.subjectDentroforapor
dc.subjectRedespor
dc.subjectEveryday schooleng
dc.subjectCurricular movementseng
dc.subjectPractice policieseng
dc.subjectInside outsideeng
dc.subjectNetworkseng
dc.titleNegociações e invenções cotidianas como potências de um currículo para uma vida bonitapor
dc.typemasterThesisen
dc.subject.udc37-
dc.subject.br-rjbnAprendizagem - Educaçãopor
dc.subject.br-rjbnCurrículospor
dc.subject.br-rjbnPsicologia da aprendizagempor
dc.subject.br-rjbnSociologia educacionalpor
dcterms.abstractEscrita-ensaio da potência das redes de saberesfazeres dos alunos do ensino fundamental das escolas públicas do município de Guarapari/ES em diferentes espaçostempos que são experimentados cotidianamente, produzindo conhecimentos, quando tecidos os fios das redes políticas, sociais e culturais. Problematiza as praticaspolíticas inventadas no chão das escolas pelos sujeitospraticantes alunosprofessores, que nas relações no dentrofora, trazem as possibilidades de sentir, pensar e fazer uma educação de produção de sentidos e significados. Diologa com os estudos de pensar com o outro as artes/modos de fazer de Certeau, as conversas e as experiências de Larrosa, o entrelugar da cultura de Bhabha, a potência do currículo realizado de Ferraço, o dentrofora de Alves, o currículo para a emancipação social de Oliveira, os bons encontros apresentados por Carvalho, dentre outros, os quais se entrelaçam pela crença na potência dos saberesfazeres cotidianos pensadospraticados em suas implicações para os processos de subjetivação dos sujeitos praticantes. Aposta na proposta metodológica da rede do conhecimento, das conversas, das imagensnarrativas e da cartografia que acompanha as enunciações, os olhares e os caminhos que a pesquisa percorre na potente tradução de identidades hibridas que movimentam os processos de aprendizagem. Tecendo ideias da existência de praticaspolíticas que produzam um curriculoexperiência e um curriculonegociação.por
dcterms.abstractThis writing is a test of the power of knowledge networks and practices of elementary school students from public schools in the city of Guarapari / ES in different spacestimes that are daily experienced by producing knowledge when political, social and cultural network wires are tissued. It discusses. It discusses the political practices which are invented at schools by their practice subjects, students, teachers, whose inside and outside relationships bring the possibilities of feeling, thinking and doing the senses and meanings production education. It dialogues with the studies of "thinking with each other", "the arts / ways of doing" from Certeau, "the conversations and experiences" from Larrosa, the "culture of between place" from Bhabha, "the power of accomplished resume" from Ferraço, the "dentrofora" from Alves, the "curriculum for social emancipation", from Oliveira, "good meetings" presented by Carvalho, among others, which intertwine to believe in the power of everyday knowledge and actions conceived and practiced in its implications for the subjectivity processes of subjects practitioners. It focus on methodological approach of the knowledge network, conversations, narrativesimages of maps which accompany the utterances, the looks and the ways that research goes through the powerful translation of hybrid identities that move the learning process. It gives the idea of the existence of politicalpractices that produce the idea of experiencecurriculum and tradingcurriculum.eng
dcterms.creatorPrezotti, Letícia Regina Silva Souza-
dcterms.formattextpor
dcterms.issued2015-08-04-
dcterms.languagepor-
dcterms.subjectCotidiano escolarpor
dcterms.subjectMovimentos curricularespor
dcterms.subjectPraticaspolíticapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqEducação-
dc.publisher.courseMestrado em Educaçãopor
dc.contributor.refereeCarvalho, Janete Magalhães-
dc.contributor.refereeGomes, Maria Regina Lopes-
Aparece nas coleções:PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_9325_DISSERTAÇÃO PPGE FINAL.pdf4.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.