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Título: Produção escrita e educação do campo : um estudo de caso em uma escola de Domingos Martins - ES
Autor(es): Hehr, Roseli Gonoring
Orientador: Foerste, Erineu
Data do documento: 24-Ago-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: A presente pesquisa, desenvolvida na linha Cultura, Currículo e Formação de Educadores, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE – do Centro de Educação- CE da Universidade Federal do Espírito Santo, tem como objetivo investigar as práticas escolares de produção escrita em uma turma dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola campesina do município de Domingos Martins, Estado do Espírito Santo, Brasil. Como são as práticas escolares de produção escrita em uma escola do campo? Os referenciais teóricos beneficiaram discussões com Freire (2013) e Arroyo (2007) para explanarmos as situações de opressão na Educação do Campo; Bakhtin (2010, 2013) e Geraldi (2013) para conduzirem a análise das práticas escolares de produção escrita; e Candau (2012), para tratarmos da interculturalidade, reflexão que se faz necessária ao se pensar em uma educação que considera a diversidade cultural, histórica e social dos sujeitos. Optamos, nesta pesquisa, pela abordagem qualitativa, conforme nos apresenta Ludke e André (2006). O Estudo de Caso favoreceu a nossa participação no ambiente escolar, para registro e análise de práticas escolares voltadas à linguagem escrita, e utilizamos a observação participante, a entrevista, a análise documental, o questionário e o grupo focal para a produção dos dados. Os resultados da pesquisa demonstram que a escola tem proporcionado práticas escolares diferenciadas, ligadas à realidade dos educandos, com o objetivo de valorizar a cultura campesina e estimular a produção escrita dos estudantes. No entanto, as produções têm priorizado os textos pragmáticos e referenciais, em detrimento de produções de textos literários. A formação continuada de educadores tem contribuído para a reflexão e mudança nas práticas escolares de produção escrita
The present research was done in a cultural matter, curriculum and teachers improvement, by the Pos Graduation Educational Program-PPGE- from Educational Center-CE from the Federal University of Espírito Santo has as objective investigate the school practices in writing in one of the last year school classes from elementary school in a school in the countryside from Domingos Martins, Brasil, Espírito Santo State. How are writing practices developed in a countryside school? The theorical references benefitted discussions with Freire (2013) and Arroyo (2007) to express about the situations of opression in the countryside education; Bakhtin (2010, 2013) and Geraldi (2013) to conduct the analysis of school practices in the writing development and Candau (2012) to talk about the interculturality , thinking that is necessary when talking about considering school cultural diversity, historic and social subjects. We opted in the research for a qualitative approach like presented by Ludke and Andre (2006). The study of this matter favoured our participation in the school enviroment to register and analyze the school practices towards writing and using the participating observance, the interview, the documental analysis, the Quis and the focus group for the data collected. The results of the reaserch show that the school has developed different school practices, linked to the reality of the teachers with the objective to value the countryside culture and make the students writing development better. However, the writing process has prioritized pragmatic essays and references in relation to literary essay development. The continuing development of the teachers has contributed to the thinking and the change of school practices in writing
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8643
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