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Título: A modelação de uma política cooperativa na formação de estudantes surdos no ensino superior
Autor(es): Costa Junior, Euluze Rodrigues da
Orientador: Célio Sobrinho, Reginaldo
Data do documento: 11-Dez-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Este estudo trata da formação de estudantes surdos no Ensino Superior a partir da modelação de uma política cooperativa na formação de estudantes surdos e ouvintes nesse nível de ensino. O objetivo é analisar a rede de interdependência na qual uma estudante surda encontrava-se envolvida no processo de formação no nível superior. Para tanto, buscamos compreender o processo de constituição das universidades brasileiras focalizando aspectos das tensões relativas à ampliação do acesso e à garantia de permanência dos estudantes nesse nível de ensino, vividos no curso das últimas décadas dos séculos XX e XXI e caracterizar as situações socioeconômicas e a trajetória de escolarização dos estudantes da turma de Pedagogia 2014/2 da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Tal contribuição, revela que os estudantes da classe popular, ou menos favorecida, bem como os estudantes surdos, que anteriormente não acessavam as universidades brasileiras, tornam-se presença nesses espaços e redimensionam as relações estabelecidas durante as formações de nível superior. O estudo se ancora nos conceitos de figuração e rede de interdependência, elaborados por Norbert Elias. Segundo o autor, nas sociedades, os indivíduos têm procurado diferentes maneiras de estabelecer modos de relação e de condução uns com os outros. Além disso, encontramos na perspectiva teórico-metodológica do estudo de caso do tipo etnográfico outro ponto sustentador de nosso estudo. No desenvolvimento da pesquisa utilizamos como instrumentos/procedimentos de recolha de dados a observação, a análise documental, o questionário fechado e as entrevistas. Nessa direção, observamos durante nossa pesquisa que as atitudes de cooperação entre os estudantes ouvintes e a estudante surda eram reorientadas a partir da presença da estudante surda, de tal modo, que estudantes ouvintes passaram a policiar o próprio comportamento e o dos demais, a valorizar as formas de relacionamento e a comunicação, controlavam suas emoções e potencializavam a aprendizagem de forma cooperativa. Durante esses processos foi possível identificar os elementos/dispositivos que mobilizavam as atitudes de cooperação entre esses estudantes. Assim, passamos a entender, na esteira de Elias (1993, 2001, 2006, 2011, 2014), que as ações e os comportamentos dos professores e dos intérpretes de Libras contribuiam para a modelação da política cooperativa daquela rede de interdependência, afinal esse processo exige um trabalho em grupo e, na formação de estudanes em nível superior, em tempo curto. Nessa dinâmica observamos ensaios sociais que envolviam a troca entre ouvintes e surdos. As reflexões que conduzimos neste estudo, nos permitem observar, em Elias (1993, 2001, 2006, 2011, 2014), Gatti (2007) e Sennett (2012) que, a modelação de uma política cooperativa entre estudantes ouvintes e surdos no nível superior está intimamente relacionada com o acesso de surdos a esse nível de ensino, pois nesse processo ocorre uma ampliação das redes de interdependências que contribuem para o surgimento de novas figurações sociais
Este estudio trata de la formación de estudiantes sordos en la educación superior a partir de la modelación de una política cooperativa en la formación de estudiantes sordos y oyentes focalizando en ese nivel de enseñanza. El objetivo es analizarlared de interdependencia em la acual una estudiante sorda se encontró envuelta em el proceso de formación em el nivel superior. No obstante, buscamos comprender el proceso de constitución de las universidades brasileñas focalizando aspectos de las tensiones relativas a la ampliación del acceso y la garantía de permanencia de los estudiantes en ese nivel de enseñanza, vividos en el curso de las últimas décadas los siglos XX y XXI, también caracterizar las situaciones socioeconómicas y la trayectoria de escolarización de los estudiantes de la turma de Pedagogía 2014/2 de la Universidad Federal del Espírito Santo – UFES. Tal contribución, revela que los estudiantes de la clase popular, o menos favorecida, así como los estudiantes sordos, que anteriormente no accedían las universidades brasileñas, se hacen presencia em esos espacios y redimensionan las relaciones establecidas durante las formaciones de nivel superior. El estudio se ancla en los conceptos de figuración y red de interdependencia, desarrollados por Norbert Elias. Segúnel autor, em las sociedades, los individuos han buscado diferentes maneras de establecer modos de relación y de conducción unos com los otros. Además de eso, encontramos en la perspectiva teórico-metodológica del estudio de caso del tipo etnográfico, otro punto sustentador de nuestro estudio. Em el desarrollo la investigación utilizamos como instrumentos/procedimientos de recoja de datos la observación, el análisis documental, el cuestionario cerrado y las entrevistas. En esa dirección, observamos durante nuestra investigación que las actitudes de cooperación entre los estudiantes oyentes y la estudiante sorda eran reorientadas a partir de la presencia de la estudiante sorda, de tal modo, que estudiantes oyentes pasaron a vigilar el propio comportamiento y lo de los demás, a valorar las formas de relacionamiento y la comunicación, controlaban sus emociones y potencializavam el aprendizaje de forma cooperativa. Durante esos procesos fue posible identificar los elementos/dispositivos que movilizaban las actitudes de cooperación entre esos estudiantes. Así, pasamos a entender, en la esteira de Elias (1993, 2001, 2006, 2011, 2014), que las acciones y los comportamientos de los profesores y de los intérpretes de Libras contribuiam para la modelación de la política cooperativa de aquella red de interdependencia, finalmente, ese proceso exige un trabajo en grupo y, en la formación de estudiantes en nivel superior, en tiempo corto. En esa dinámica observamos ensayos sociales que envolvían el cambio entre oyentes y sordos. Las reflexiones que conducimos en este estudio, nos permiten observar, en Elias (1993, 2001, 2006, 2011, 2014), Gatti (2007) y Sennett (2012) que, la modelación de una política cooperativa entre estudiantes oyentes y sordos en el nivel superior está, íntimamente, relacionada con el acceso de sordos en este nivel de educación, pues en ese proceso ocurre una ampliación de las redes de interdependencias que contribuyen para el surgimiento de nuevas figuraciones sociales
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8645
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