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Título: A leitura nos anos finais do ensino fundamental: um diálogo com os professores e as atividades de leitura registradas em cadernos escolares
Autor(es): Moraes, Sandrina Wandel Rei de
Orientador: Salgueiro, Maria Amélia Dalvi
Palavras-chave: Linguagem
Leitura
Ensino Fundamental - Pinheiros (ES)
Language
Data do documento: 24-Fev-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esta dissertação integra um conjunto de estudos da linha de pesquisa Educação e Linguagens do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo, particularmente está associado ao grupo de pesquisa Literatura e Educação. Com base nos pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin (2006; 2011), a pesquisa teve como objetivo central investigar concepções de linguagem e leitura em correlação com práticas dos professores atinentes à leitura. Metodologicamente, desenvolveu-se um estudo de caso de caráter qualitativo, com pesquisa de campo realizada em quatro escolas públicas da rede municipal de ensino de Pinheiros (ES). Como procedimentos e instrumentos de produção de dados, utilizamos aplicação e tabulamento de questionários, grupo focal composto por onze professores de Língua Portuguesa atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental da rede com registros em áudio e escritos e tratamento documental de atividades de leitura registradas nos cadernos dos alunos dos anos finais do ensino fundamental. Para as análises, foram utilizadas as noções conceituais de práticas e representações, de Roger Chartier (1991), exotopia de Bakhtin (2006; 2011) e as contribuições de Geraldi (1997; 1998; 2013; 2014). A investigação buscou compreender como as concepções de linguagem e leitura dos professores se presentificam nas práticas de leitura propostas aos alunos dos anos finais. Os resultados da pesquisa nos permitiram conhecer as experiências leitoras dos professores, bem como suas representações em relação à leitura dentro e fora da escola. Constatamos que a maioria das estratégias mediadoras de leitura dos professores é ancorada em concepções de linguagem como expressão do pensamento e instrumento de comunicação e que são raras as práticas de leitura em que o texto é oferecido ao aluno numa visão de leitura como interação para produção de sentidos.
This dissertation integrates a set of line of research studies Education and Languages of thePost-Graduate Program of the Federal University of Espírito Santo, particularly it is associated with the research group "Literature and Education". Based on theoretical assumptions of Mikhail Bakhtin (2006; 2011), the research had as its main objective to investigate language and reading concepts in connection with practices of relating teachers to reading. Methodologically, it was developed a qualitative case study, with field research conducted in four public schools in Pinheiros town (Espirito Santo State). As procedures and data collection tools, it was used application and tabulation questionnaires, focus group composed by eleven Portuguese teachers working in the final years of elementary school with records audio and written and documentary treatment of reading activities recorded in the students’ notebooks of the final years of elementary school. For the analysis, the conceptual notions of "practices and representations" were used, Roger Chartier (1991), "exotopy" and "event", Bakhtin, and the contributions of Geraldi (1997; 1998; 2013; 2014). The study aimed to understand how the concepts of language and reading of the teachers present themselves in reading practices proposed to the students of final years. The survey results have allowed us to know the readers experiences of teachers as well as its representations in relation to reading inside and outside the school. It was noticed that most of the reading mediators strategies of teachers is rooted in concepts of language as an expression of thought and communication tool and are rare reading practices where text is offered to students in reading vision as interaction for production senses.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8651
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