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Título: O planejamento por área do conhecimento da rede pública estadual do Espírito Santo: espaço-tempo de formação continuada de professores?
Autor(es): Oliozi, Jaqueline
Orientador: Coelho, Geide Rosa
Palavras-chave: Planejamento por área do conhecimento
Formação continuada de professores
Data do documento: 3-Mar-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Este trabalho de investigação teve como objetivo principal investigar se e como o planejamento da área de Ciências Humanas constitui espaço-tempo de formação continuada para professores de História da regional Nova Venécia. Para alcançar o objetivo proposto a metodologia pautou-se no estudo de caso realizado em uma escola pública estadual de ensino médio da superintendência de Nova Venécia- ES. Foram utilizados como procedimentos de coleta de dados a entrevista semiestrutura e a observação participante. Foram sujeitos da pesquisa: uma professora de história do Ensino Médio e os três professores das disciplinas de Geografia, Sociologia e Filosofia que participaram dos encontros semanais por área do conhecimento. Para a análise dos dados produzidos foi utilizada a Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003) valendo-se de seis categorias emergentes: A organização do espaço-tempo do planejamento por área do conhecimento; A organização do espaço físico do planejamento por área do conhecimento; Os limites e possibilidades do planejamento por área do conhecimento; O currículo e o planejamento; O exercício da profissão docente frente às ações externas e à burocracia; A formação de professores do ensino médio- Pacto Nacional pelo Fortalecimento do ensino médio. O aporte teórico da pesquisa valeu-se da concepção de formação continuada abordada por Nóvoa (2002, 2008, 2009, 2011) e Imbernón (2011), permeada pela concepção de profissionalidade e currículo em Sacristán (2008). Os principais resultados da investigação apontam que o espaço-tempo do planejamento por área do conhecimento implementado nas escolas estaduais do Espírito Santo pode contribuir na formação continuada de professores se utilizado para a troca de conhecimentos e a partilha de experiências. Além disso, os professores potencializam este momento à medida que dialogam sobre o currículo, os projetos interdisciplinares, o comportamento dos estudantes e outros temas que permeiam a prática docente. Existe um trabalho coletivo que se faz no cotidiano da escola.
This research aims to investigate how Human Sciences areas planning become space-time of continuing education for teachers specialised in the area of History in Nova Venecia Region. To achieve this objective, the research approach was focused on the case study of a Public High School. As data collection methods were used semi-structured interview and participant observation. As research subjects were taken as a sample a History teacher from a High School and also three teachers from different disciplines such as geography, sociology and philosophy who participated in weekly meetings divided by area of knowledge. For data analysis was used the Discursive Textual Analysis (MORAES, 2003) based on six emerging categories: The organization of space-time in the planning by knowledge area; the organization of physical space in planning by knowledge area; the limits and possibilities in the planning by knowledge area; the curriculum and planning; the teaching activities facing external issues and the bureaucracy; High School teachers training - National Pact for the Educational Empowerment. The theoretical research was based on the contribution of Continuing Education Conception addressed by Nóvoa (2002, 2008, 2009, 2011) and Imbernón (2011) permeated by the concept of professionalism and curriculum in Sacristán (2008). The results of this investigation show that space-time on planning by area of knowledge implemented on Espirito Santo Public Schools can contribute to the teachers continuing education used for exchanging knowledge and sharing experiences. In addition, teachers strengthen this moment through dialogues about curriculum, interdisciplinary projects, students behavior and other issues that permeate teaching. There is a collective work done in the School Routine.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8652
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