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Título: A formação continuada de professores do ensino comum no campo da educação especial
Autor(es): Kautsky, Giselle Lemos Schmidel
Orientador: Célio Sobrinho, Reginaldo
Data do documento: 8-Jun-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Sistematizam-se reflexões de dados decorrentes de uma pesquisa que teve como propósito analisar uma formação continuada desenvolvida em um curso de extensão, que envolveu oito professores atuando com estudantes público-alvo da Educação Especial no ensino comum. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, delineada como pesquisa-formação. Os dados foram coletados por meio de questionário, registros em diário de campo, entrevista e documentos legais orientadores dos sistemas de ensino municipal, estadual e privado. Sustentam-se as análises nos pressupostos da perspectiva histórico-cultural e também na Sociologia Figuracional, elaborada por Norbert Elias. Nos resultados, observa-se que a prática cotidiana das escolas é marcada por questões objetivas que dificultam o trabalho docente. Observa-se, que a formação docente precisa constituir-se como convite à reflexão sobre a escola, sua política interna e o seu funcionamento. Também verifica-se que, embora os professores não devam restringir suas práticas aos conhecimentos específicos, nos espaços de formação docente para a sala comum, o acesso a orientações acerca do uso de tecnologias e de metodologias que qualifiquem e potencializem a escolarização dos estudantes público-alvo da Educação Especial é absolutamente pertinente
This project systematized reflections resulting from a research, aiming to analyze a continuing education developed in an extension course, involving teachers who worked with a target group of special education students in regular education. This is a qualitative research, designed as research-formation. The data collected through questionnaires, records in field diary, interviews and legal documents guiding the municipal, state and private education systems. It is supported analyzes on the presuppositions of cultural-historical perspective and as well in Sociology Figurational, developed by Norbert Elias. In the results, can observe that the everyday practice of the Schools shall characterized by objective questions that hinder the teaching. Thereby teacher education needs to be an invitation to reflect on the school, its internal policy and its operation. As well appears that, although teachers should not restrict their practices to specific knowledge in teacher training spaces for the common room, access to guidance regarding the use of technologies and methodologies that qualify and boosting the education of the students public-target from Special Education has absolutely pertinent
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8662
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