Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8662
Título: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO COMUM NO CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Autor(es): KAUTSKY, G. L. S.
Orientador: CELIO SOBRINHO, R.
Palavras-chave: Educação Especial
Formação Continuada
Pesquisa-Formação
E
Data do documento: 8-Jun-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: KAUTSKY, G. L. S., A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO COMUM NO CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Resumo: Sistematizam-se reflexões de dados decorrentes de uma pesquisa que teve como propósito analisar uma formação continuada desenvolvida em um curso de extensão, que envolveu oito professores atuando com estudantes público-alvo da Educação Especial no ensino comum. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, delineada como pesquisa-formação. Os dados foram coletados por meio de questionário, registros em diário de campo, entrevista e documentos legais orientadores dos sistemas de ensino municipal, estadual e privado. Sustentam-se as análises nos pressupostos da perspectiva histórico-cultural e também na Sociologia Figuracional, elaborada por Norbert Elias. Nos resultados, observa-se que a prática cotidiana das escolas é marcada por questões objetivas que dificultam o trabalho docente. Observa-se, que a formação docente precisa constituir-se como convite à reflexão sobre a escola, sua política interna e o seu funcionamento. Também verifica-se que, embora os professores não devam restringir suas práticas aos conhecimentos específicos, nos espaços de formação docente para a sala comum, o acesso a orientações acerca do uso de tecnologias e de metodologias que qualifiquem e potencializem a escolarização dos estudantes público-alvo da Educação Especial é absolutamente pertinente.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8662
Aparece nas coleções:PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_9901_DISSERTAÇÃO_GISELLE LEMOS SCHMIDEL KAUTSKY.pdf2.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.