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Título: Interdependência e colaboração em contextos escolares inclusivos
Autor(es): Ziviani, Mariza Carvalho Nascimento
Orientador: Célio Sobrinho, Reginaldo
Palavras-chave: Interdependência
Prática pedagógica e colaboração
Data do documento: 9-Jun-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar as inter-relações do professor de ensino comum e do professor especialista em Educação Especial em um contexto escolar de escolarização de estudantes em situação de deficiência intelectual, considerando a política educacional implementada no município de São Mateus/ESBRA. Sendo, nessas inter-relações, as interdependências e colaboração, foco de nossas análises. Tomamos como referência os pressupostos da Sociologia Figuracional, elaborada no conjunto das obras de Norbert Elias, considerando os conceitos e noções do processo civilizador, figurações e interdependências. No que se refere a políticas e práticas desenvolvidas na Educação Especial, numa perspectiva inclusiva, buscamos conhecer as produções da legislação e dos serviços ofertados pelo município. O nosso caminho metodológico perpassou pela pesquisa de natureza qualitativa, e nos baseamos na pesquisa-ação colaborativocrítico. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos a observação, questionários semiestruturados e a construção de práticas colaborativas no contexto de uma escola que conta com a matrícula e presença de estudantes em situação de deficiência intelectual. Os principais apontamentos nos permitem reiterar que a implementação de práticas de colaboração entre os professores de ensino comum e o professor especialista, tendem repercutir positivamente na consecução de práticas pedagógicas e contribuir no processo de constituição de saberes docentes mais qualificados às demandas da escolarização de estudantes com deficiência intelectual. No estudo realizado, contudo, tanto a professora do ensino comum, quanto à professora especialista encontram-se numa dinâmica em que as ações ocorrem muito mais no âmbito individual, marcado por restritas iniciativas de constituir um movimento de (re) criação de oportunidades para construção de elos e práticas em benefício da escola como inclusiva. Constatamos que, salta aos olhos, a ausência de uma organização escolar que permita aos profissionais acima citados, e demais profissionais da escola, momentos que possam discutir para que possivelmente seja construído um espaço que conjugue a coletividade. Sendo o fator tempo justificado para tais ausências como um condicionante para a desqualificação da educação escolar. Reconhecemos ser esse um processo lento e complexo, tanto na figuração da escola, quanto no âmbito municipal, pois exigirá um movimento de permissão, em que cada indivíduo entre no jogo, permitindo assim mudar de posição, refazer caminhos, ora recuar, ora avançar, mas envolver-se com o jogo.
This research had as main purpose analyze the interrelationships in an inclusive school environment, considering the educational policy implemented in São Mateus town/ ES-BRA. In these interrelations, the interdependencies and collaboration are focus of our analysis. We refer the assumptions of Figurational Sociology, drawn up in all the works of Norbert Elias, considering the concepts and notions of the civilizing process, figurations and interdependencies. Our methodological approach pervaded by qualitative research, and we rely on the collaborative-critical and action research (JESUS, 2008). As data collection instrument, we used the observation, semistructured questionnaires and building collaborative practices in the context of a school that has the enrollment of students in intellectual disability situation. The main notes allow us to observe the implementation of collaborative practice between regular education teachers and specialist teachers tend impact positively in achieving pedagogical practices and contribute to the process of constitution of more qualified teachers knowledge to the demands of the students schooling with intellectual disability. In the study, however, both the teacher of the common school as the specialist teacher are in a dynamic in which the actions occur much at the individual level, marked by limited initiatives to constitute a movement of (re) creating opportunities for construction links and more collective practices. In the school context, the "time" factor was justified recurrently reminded element as reason for the absence of discussion spaces and collective studies. The study allowed us to understand that building relationships that strengthen more radical changes in educational practices is a slow and complex process, both in the figuration of the investigated school, as in the municipality. After all, these changes require a movement of "permission", in which each individual of the game, thus allowing to change the position, retrace paths, sometimes backward, sometimes forward, engaging in the educational process.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8663
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