Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8665
Título: Encontros de formação na educação infantil : experiências partilhadas no estágio supervisionado do curso de pedagogia
Autor(es): Silva, Priscila Alves
Orientador: Ventorim, Silvana
Palavras-chave: Teachinng practicum
Educação infantil
Partilha de experiências
Data do documento: 3-Jun-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Investigar os processos formativos que se constroem nos encontros entre estagiárias do curso de Pedagogia, professora e auxiliar do CEI Criarte, pela partilha de conhecimentos na mediação do Estágio Supervisionado na Educação Infantil se apresenta como orientador dessa pesquisa. Buscamos especificamente compreender como a Professora e a Auxiliar da Educação Infantil no encontro com as Estagiárias do curso de licenciatura em Pedagogia que realizam a disciplina de Estágio Supervisionado na Educação Infantil, partilham suas experiências e por meio delas se formam. Analisamos os processos formativos que se construíram pela via da partilha das experiências de professores e estagiários nos encontros dos Estágios, objetivando sinalizar o Estágio Supervisionado na Educação Infantil, como o local privilegiado à formação inicial de estagiários e continuada de professora e auxiliar da Educação Infantil da escola campo de estágio. Desenvolvemos a pesquisa nos espaços formativos geridos pelo Centro de Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo, que são o curso de licenciatura em Pedagogia e o Centro de Educação Infantil Criarte. A pesquisa narrativa foi utilizada como eixo condutor do estudo, em diálogo com a entrevista reflexiva e a observação participante. Também analisamos a produção acadêmica nos bancos de dados eletrônicos da SCiELo e CAPES, sobre a temática do Estágio Supervisionado na formação de professores e estagiários da Educação Infantil. Com apoio nas ideias sobre a formação de professores, NÓVOA 2002; 2009; experiência, BENJAMIM 2012; LARROSA 2015; SOUZA 2006; 2007; e Estágio Supervisionado, PIMENTA; LIMA 2012; VENTORIM 2009; 2011, fundamentamos os pressupostos desse estudo. Os resultados apontam para o fortalecimento do Estágio Supervisionado e da escola como espaço de encontro entre sujeitos em formação que pela partilha de suas experiências constroem seus repertórios de ação profissional e refletem sobre suas práticas, seus processos de formação e sobre o que é ser professor da Educação Infantil. Contudo, apontam também, sinais de desencontros que fragilizaram a participação das estagiárias na realização do Estágio, o que implica a necessidade do CEI Criarte se consolidar como campo de Estágio Supervisionado, ou seja, como locus da articulação entre formação inicial e continuada de professores da Educação Infantil.
Investigate the formative processes that are built in the meetings between Pedagogy course student teacher, professore and assist the CEI Criarte, by sharing knowledge in the mediation Teachinng Practicum in kindergarten presents as guiding this research. We seek to understand specifically how the teacher and the Auxiliary of Child Education at the meeting with the degree course in Student Teachers who perform the discipline Teachinng Practicum in Child Education, share their experiences and through them form. We have analyzed the formative processes that were built by means of sharing of teachers and student teachers experience in the meetings of the Practicum in order to signal the Teachinng Practicum in Child Education, as the privileged place the initial formation of continuing education teacher and assistant of Education school children's training field. We develop research in the formative spaces managed by the Education Center, Federal University of Espírito Santo, and the degree course in Pedagogy and Child Center Criarte. The narrative research was used as the conductor axis of the study, in dialogue with the reflexive interview and participant observation. We also analyzed the academic production in the electronic databases Scielo and CAPES, on the subject of Teachinng Practicum in teacher formation and student teachers from Chlil Education. Supported in teacher training ideas, Nóvoa (2002; 2009); experience, Benjamin (2012); Larrosa (2015); Souza (2006; 2007); and Supervised, pepper; Lima (2012); Ventorim (2009; 2011), we base the assumptions of this study. The results point to the strengthening of Teachinng Practicum and the school as a meeting between subjects in training that by sharing their experiences build their professional action repertoires, reflect on their practices and training processes, what it is to be teacher Children's. However, also point, disagreements signals that weakened the participation of students teacher in the realization Practicum, which implies the need for the CEI Criarte consolidate as Teachinng Practicum field, that is, as the locus of articulation between initial and continuing education of teachers Child Education.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8665
Aparece nas coleções:PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_9907_DISSERTAÇÃO PRISCILA ALVES SILVA COMPLETA AGOSTO 2016.pdf2.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.