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Título: Tecnologias digitais de informação e comunicação em cursos de licenciatura da UFES : os usos na formação inicial de professores
Autor(es): Andrade, Roberto Silva de
Orientador: Coelho, Geide Rosa
Palavras-chave: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
Formação inicial de professores
Data do documento: 24-Jun-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O objetivo principal desse estudo é analisar como a(s) disciplina(s) de TDIC têm permeado os cursos de formação de professores da UFES e ainda, entender os usos que estão imbricados nesse processo de formação inicial. Nesse sentido, conduzimos um estudo exploratório (GIL, 2002) que se desenhou em duas fases: (i) na primeira fase analisamos os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) presenciais de licenciatura da UFES buscando nesses documentos as TDIC como disciplinas obrigatórias. Essa análise inicial nos direcionou para que na segunda fase a investigação fosse realizada com os seguintes cursos: Graduação em Pedagogia Licenciatura/Goiabeiras, Graduação em Física Licenciatura/Goiabeiras e do curso de Graduação de licenciatura em Física/CEUNES; (ii) na segunda fase analisamos os discursos dos professores e dos PPCs dos cursos selecionados, para compreendermos os usos das TDIC no processo de formação inicial de professores. Os principais instrumentos de coleta de dados foram: documentos e entrevista semiestruturada. Participaram da entrevista três professores: uma professora que leciona a disciplina Tecnologia de Informação e Comunicação como apoio educacional no curso de Graduação em Pedagogia Licenciatura/Goiabeiras, um professor que leciona a disciplina Informação, Ciência e Tecnologia no Ensino de Física do curso de Graduação de licenciatura em Física/CEUNES e um professor que leciona a disciplina Informação, Ciência e Tecnologia no Ensino de Física no curso de Graduação em Física Licenciatura/Goiabeiras. A análise de dados foi conduzida pelos pressupostos da Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003) e constituíram-se como categorias emergentes: (i) O lugar das disciplinas de TDIC nos cursos; (ii) Usos das técnicas; (iii) Usos da tecnologia na formação relação com os processos de formação do professor formado; (iv) Que rede há nessa formação? Trazemos como nossos principais aportes teóricos Bonilla (2009, 2011), Lévy (2010, 2014) e Kenski (2012e 2013). Os resultados apontam que os usos das TDIC nos cursos de Graduação em Pedagogia Licenciatura/Goiabeiras e nos cursos de Graduação em Física Licenciatura dos campi CEUNES e Goiabeiras, se perfazem através de uma dinâmica baseada nos usos das técnicas, que não necessariamente se constituem como técnica pura, mas que são permeadas por processos mais amplos, dentre os quais consideramos a formação do professor formador, suas identidades e profissionalidade. Dessa forma, a partir de uma dinâmica de rede que envolve para além da interconexão de computadores, ou outros dispositivos, um processo dialógico de se entender que as escolas, âmbito de atuação dos futuros professores, ainda é marcada pelo processo de insuficiência de acesso à internet. E ainda, que esse processo dialógico poderia ser mais enriquecido se essas disciplinas não ocupassem somente os últimos períodos dos cursos de licenciatura, o que de certa maneira traz implicações para o desenvolvimento de ações que não são processuais e contínuas.
The main objective of this study is analyzing how DTIC subjects have permeated teachers’ training courses at UFES and also how it makes them understand it uses in this initial training process. In this sense, we conducted an exploratory study (GIL, 2002) which was designed in two phases: (i) in the first phase we analyzed Pedagogical Projects Courses (PPCs), in-person courses, face Bachelor UFES seeking these DTIC documents as compulsory subjects. This initial analysis has directed us to the second phase of the research and the investigation was carried out with the following courses: Degree in Pedagogy - Degree/Goiabeiras, Degree in Physics - Degree/Goiabeiras and Degree undergraduate course in Physics /CEUNES ; ( ii ) In the second phase we analyzed the teachers’ speeches and PPCs of the selected courses in the first phase and the uses of DTIC in the process of initial teachers’ training . The main data collection instruments were documents and semi-structured interview. Three teachers Participated in the interview: a teacher who teaches a course in Information and Communication Technology as educational support in the course Undergraduate Education - Degree/Goiabeiras, a professor who teaches the discipline information , Science and Technology in Teaching degree undergraduate course Physics in Physics/CEUNES and a professor who teaches a course in Information Science and Technology in Physics Teaching, in the Undergraduate course in Physics - Bachelor/Goiabeiras. Data analysis was conducted by the assumptions of Textual Analysis Discourse (MORAES, 2003) and was constituted as emerging categories: ( i ) The place of disciplines of DTIC in the courses ;( ii ) Uses of techniques; ( iii ) Uses of technology in education - related to the processes of formation of the formed teacher ; ( iv ) What kind of network is there for this training ? We present as our main theoretical contributions Bonilla (2009, 2011), Lévy (2010, 2014) and Kenski ( 2012 and 2013) . The results show that the use of DTIC in undergraduate courses in Pedagogy - Degree /Goiabeiras and Undergraduate courses in Physics - Bachelor of campuses CEUNES and Goiabeiras, make up through a dynamic based on the use of techniques, which do not necessarily constitute as pure technique, but are permeated by wider processes, among which we consider the formation of teachers/trainers training, their identities and professionalism. In this way, from a network dynamics that involve beyond the interconnection of computers or other devices, a dialogical process that understand schools, scope of activity of future teachers, is still marked by the lack of access process Internet. Also, this dialogical process could be more enriched if these disciplines do not occupy only the last periods of the degree courses, which in a way has implications for the development of actions that are not procedural and continuous.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8668
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