Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8679
Título: Proposição de requisitos para provimento de cargos comissionados: um estudo na Justiça Eleitoral - Caso TRE-ES
Autor(es): COSME, C. V.
Orientador: SOARES, M. L.
Data do documento: 4-Nov-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: COSME, C. V., Proposição de requisitos para provimento de cargos comissionados: um estudo na Justiça Eleitoral - Caso TRE-ES
Resumo: O presente estudo propõe critérios para as nomeações de cargos em comissão, em especial por aqueles sem vínculo com a instituição, em correlação com níveis de motivação dos servidores públicos efetivos do TRE-ES. Para tanto, foram analisados os resultados da última pesquisa de clima organizacional realizada em 2015, bem como as práticas e inovações que estão sendo implementadas em razão de inovações legais e normativas, em consonância com os princípios constitucionais da impessoalidade e eficiência. De posse do resultado desta análise, foram desenvolvidos argumentos para propor requisitos mínimos para a definição dos profissionais a ocuparem tais cargos, através de um instrumento normativo, permitindo que tais nomeações sejam melhor legitimadas aos olhos dos demais colaboradores e da sociedade em geral. Por fim, buscou formular preceitos de um programa permanente de identificação de novas lideranças dentre os servidores efetivos, potencializado com cursos de formação e atualizações procedimentais na área de gestão, com o objetivo de buscar perfis profissionais alinhados com as mais modernas técnicas de gestão pública.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8679
Aparece nas coleções:PPGGP - Dissertações de mestrado profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_10399_CELIO VIVAS COSME dissertação VERSÃO FINAL (1).pdf719.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.