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Título: Reflexões sobre as pessoas LGBT nas organizações públicas : a diversidade sexual no discurso institucional de uma instituição de ensino federal
Autor(es): Silveira, Thaís Rosário da
Orientador: Oliveira, Marilene Olivier Ferreira de
Palavras-chave: Organizações
Diversidade sexual
LGBT
Diversidade de gênero
Data do documento: 15-Dez-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Este trabalho teve por objetivo compreender o discurso institucional em relação à diversidade sexual no âmbito de uma instituição de ensino federal. Para tanto foi realizada uma pesquisa descritiva, documental e bibliográfica, com abordagem qualitativa, em que foram coletados e analisados documentos institucionais e matérias de cunho informativo disponíveis nos sites da instituição, reitoria e campi. O material obtido foi mapeado quantitativamente em quadros, sendo submetido a uma primeira análise que permitiu a classificação em categorias (pertinentes, genéricas e não pertinentes). As notícias pertinentes foram agrupadas em subcategorias, sendo escolhidas nove entre elas para se constituírem objeto da análise do discurso, na linha francesa proposta por Michel Pêcheux, focada na subjetividade do pesquisador. Além disso, foram analisadas as edições do Plano de Desenvolvimento Institucional. Em termos de formato metodológico, optou-se pelas normas da ABNT, destacando-se a escolha de fazer menção aos nomes dos autores de forma diferenciada. Ao final, pôde-se perceber um descompasso entre as propostas constantes nesses documentos e as ações efetivamente executadas e divulgadas a partir das notícias veiculadas pela instituição. Diante disso, foram sugeridas algumas medidas que podem ser adotadas para a igualdade de direitos das pessoas LGBT
This study aimed to understand the institutional discourse regarding sexual diversity within a federal educational institution. For that, a descriptive, documental and bibliographical research was carried out, with a qualitative approach, in which institutional documents and informative material were collected and analyzed, available on the institution's websites, rectory and campuses. The material obtained was mapped quantitatively in tables, being submitted to a first analysis that allowed gthe classification into categories (pertinent, generic and not pertinent). The pertinent news items were grouped into subcategories, nine of them being chosen to be object of the discourse analysis, in the French line proposed by Michel Pêcheux, focused on the subjectivity of the researcher. In addition, the editions of the Institutional Development Plan were analyzed. In terms of methodological format, the ABNT norms were chosen, highlighting the choice to mention the authors' names in a different way. In the end, it was possible to perceive a mismatch between the proposals contained in these documents and the actions actually carried out and disseminated based on the news published by the institution. In view of this, some measures have been suggested that can be adopted for the equal rights of LGBT people
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8688
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