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Título: Contribuição da Pós-Graduação da UFES para o Desenvolvimento Sustentável no Período 1992-2012 : um estudo sob a perspectiva da triple helix
Autor(es): Santos, André Luis
Orientador: Dalcomuni, Sonia Maria
Data do documento: 20-Dez-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Buscou-se analisar a contribuição da Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para o Desenvolvimento Sustentável (DS), sob o critério de produção científica, a partir da abordagem metodológica adotada pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2012 no documento: “Contribuição da pós-graduação brasileira para o desenvolvimento sustentável (DS) - Capes na Rio +20” (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável em 2012) visando à identificação de recursos, potencialidades e desafios para orientar o desenvolvimento concernente aos paradigmas do DS. Objetivou-se, fundamentalmente, detalhar para a UFES a metodologia desenvolvida pela CAPES para a Pós-Graduação Brasileira a partir da produção de teses, dissertações, livros e capítulos de livros; artigos publicados em periódicos e trabalhos apresentados em eventos cujas informações estão disponíveis no site Repositório de Teses e Dissertações da UFES (RIUFES), identificando-se a contribuição da UFES para o DS. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre as principais produções acadêmicas nacionais e internacionais para destacar as construções histórico-teóricas sobre DS, bem como aquelas atinentes às relações de cooperação Universidade – Empresa – Governo (UEG), proveu-se assim o panorama da evolução da Pós-Graduação Brasileira; as áreas temáticas e indicadores da Pós-Graduação com base no livro CAPES na Rio +20. Os resultados apontaram para a ausência de áreas acadêmicas importantes no estudo da temática do DS no trabalho-referência da Capes, a exemplo das áreas de Economia e Administração. Observou-se, ainda que embora, mantendo-se na média da performance da Pós-Graduação do Brasil conforme os critérios da CAPES, identificou-se que tanto a contribuição da Pós-Graduação Brasileira, quanto da UFES se encontra subestimada ao não incorporar a produção sobre DS nas Grandes Áreas de Ciências Sociais Aplicadas, em especial na Área de Economia (onde o Desenvolvimento é objeto central de análise); de Administração (onde a Gestão Ambiental ganhou proeminência nas últimas décadas e de Ciências Contábeis, área mais recente com a ampliação de trabalhos sobre Contabilidade Ambiental. Adicionalmente, proveu-se algumas sugestões para a maior valorização e publicização da produção da UFES sobre DS.
The aim of this study was to analyze the contribution of the Graduation of the Federal University of Espírito Santo (UFES) for Sustainable Development (SD), under the criteria of scientific production, based on the methodological approach adopted by the CAPES in 2012 in the document "Contribution of the Brazilian graduate course for sustainable development (SD) - Capes na Rio +20" (United Nations Conference on Sustainable Development in 2012) aiming at identifying resources, potentialities and challenges for to guide the development of SD paradigms. It was fundamentally aimed at detailing for UFES the methodology developed by CAPES for the Brazilian Graduation from the production of theses, dissertations, books and book chapters; articles published in journals and papers presented at events whose information is available on the UFES Repository Thesis and Dissertations website (RIUFES), identifying the contribution of UFES to SD. In order to do so, a bibliographical review was carried out on the main national and international academic productions to highlight the historical-theoretical constructions on SD, as well as those related to University-Enterprise-Government (UEG) cooperative relations, thus providing the panorama of the evolution of the Brazilian Graduation; thematic areas and indicators of the Graduate Program based on the book CAPES in Rio +20. The results pointed to the absence of important academic areas in the study of the SD theme in Capes' reference work, such as the Economics and Administration areas. It was observed that, although maintaining the average of the Brazilian Graduate performance according to the CAPES criteria, it was identified that both the contribution of the Brazilian Graduation and the UFES are underestimated by not incorporating the SD production in the Large Areas of Applied Social Sciences, especially in the Economics Area (where Development is the central object of analysis); (where Environmental Management has gained prominence in the last decades and Accounting Sciences, a more recent area with the expansion of work on Environmental Accounting.). In addition, some suggestions were provided for the higher valuation and publicity of UFES production on SD.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8698
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