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Título: Aplicação de um modelo de gerenciamento de processos de negócios a atividades operacionais de recuperação de créditos autárquicos e fundacionais federais
Autor(es): Nascimento, Abimael Rondon do
Orientador: Baldam, Roquemar de Lima
Data do documento: 21-Jul-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: A pesquisa traz como objetivo a aplicação de um modelo de gerenciamento de processos de negócio a atividades operacionais de recuperação créditos autárquicos e fundacionais federais no âmbito da Procuradoria Federal no ES. O Business Process Management (BPM) tem o objetivo de gerenciar os processos de negócio organizacionais para garantir resultados consistentes e aproveitar oportunidades de melhoria a partir da utilização de técnicas e ferramentas diversificadas. A análise envolveu o estabelecimento da governança corporativa para essas atividades e a implantação do Ciclo Unificado de BPM, desde a análise inicial de maturidade da equipe até a auditoria dos processos implantados. Os processos priorizados foram analisados, modelados, otimizados, documentados e implantados. Sua execução foi monitorada e auditada. Os resultados obtidos, tais como a consolidação da estrutura de governança para as atividades operacionais de recuperação extrajudicial de créditos, a identificação e correção de falhas em procedimentos e metodologias de cálculo, a definição dos papeis e responsabilidades dos colaboradores, a visibilidade dada aos resultados pessoais e gerais e a identificação de atividades com maior potencial de risco em sua execução permitem concluir pela viabilidade da aplicação do BPM no órgão escolhido e contribuem para a reflexão sobre seu uso em serviços públicos
The purpose of this research is the application of a business processes management model and operating activities to the recovery of communal and functional federal credits within the Offices of the Federal Prosecutors in ES. The Business Process Management (BPM) aims to manage the organizational business processes to ensure consistent results and take advantage of opportunities for improvement from the use of diversified techniques and tools. The analysis involved the establishment of the cooperative governance to those activities and the implantation of the BPM unified cycle from the initial assessment of the team's maturity to the auditing of the processes implemented. The prioritized cases were examined, modelled, optimized, documented, and implemented. Its execution was monitored and audited. The results achieved such as the consolidation of the governance support for the operational activities of out-ofcourt reorganization of credits, the correction and fault identification in procedures and methodologies computation, the definition of the roles and responsibilities of staff, the visibility given to personal and general outcomes, and the highest potential risk activities identification at its request lead to the conclusion by the feasibility of the procedures of BPM in the chosen organ and contribute to the reflection about its use in Public Service Organizations
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8701
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