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Título: Método para implantação da filosofia Lean na gestão portuária
Autor(es): Bourguignon, Bianca Milli Lucchi
Orientador: Rosa, Rodrigo Alvarenga Rosa
Palavras-chave: Lean
Serviço lean
Porto lean
Método para implantação
Logística
Lean service
Lean port
Public organization
Framework of implement
Logistics
Data do documento: 27-Out-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: A filosofia lean contempla uma variedade de princípios, metodologias e ferramentas de gestão que objetivam eliminar desperdícios por meio da melhoria contínua dos processos e, entregar apenas valor aos clientes. A implantação desta em organizações de serviço ainda se encontra em estágio inicial, principalmente quanto aos portos. Logo, o objetivo geral desta dissertação foi desenvolver um método para a implantação da filosofia lean na gestão portuária, intitulado Lean Port Implementation (LPI). Para isso traçou-se objetivos específicos como: a) explicar a filosofia lean e suas ferramentas; b) apresentar o ramo dos serviços e modelos de aplicação da filosofia lean em indústrias de serviço; c) realizar revisão bibliográfica sobre serviços lean; d) compreender as operações portuárias, o conceito de porto lean e identificar os modelos existentes na implantação da filosofia lean na gestão portuária. Em virtude da ausência de recursos financeiros, humanos e tempo para implantar o método, delimitou-se também como objetivo específico a proposição de um Plano de Implantação do LPI no terminal público do Porto de Vitória- ES. Sendo assim, foram estabelecidas três etapas principais nesta pesquisa sendo a primeira a definição do universo pesquisado (Porto de Vitória- ES), a segunda a proposição do método e a terceira o desenvolvimento de um Plano de Implantação do método LPI. Os resultados previstos foram alcançados e o método LPI apresenta diferenciais significativos. Está estruturado em fases de implantação bem definidas e detalhadas contendo o respectivo foco de atuação, a ação principal e passos a serem realizados, sugestões de ferramentas lean e desafios que podem surgir durante a implantação de cada etapa. Ademais, sugere métricas para medir os processos, e indicadores para monitorar a satisfação dos clientes portuários e as operações gerais do porto, aspectos não contemplados nos modelos identificados na literatura. Desta forma, conclui-se que por ser considerado mais detalhado e completo, facilita o entendimento da autoridade portuária sobre como implantar a filosofia lean minimizando erros e falhas. O método trouxe contribuições para o campo científico, organizações públicas e privadas, clientes portuários e sociedade.
The lean philosophy encompasses a variety of principles, methodologies and management tools that aim to eliminate waste by continuously improving processes and delivering only value to customers. The deployment of this in service organizations is still at an early stage, mainly regarding ports. Therefore, the general objective of this dissertation was to develop a method for the implementation of the lean philosophy in port management, entitled Lean Port Implementation (LPI). For this purpose, specific objectives were established such as: a) explain lean philosophy and its tools; b) present the service branch and application models of lean philosophy in service industries; c) carry out literature review on lean services; d) understand the port operations, the concept of lean port and identify the existing models in the implementation of lean philosophy in port management. Due to the lack of financial resources, human resources and time to implement the method, it was also defined as a specific objective to propose an LPI Implementation Plan in the public terminal of the Port of Vitoria- ES. Thus, three main steps were established in this research, the first being the definition of the universe searched (Port of Vitoria - ES), the second the proposal of the method and the third the development of an Implementation Plan of the LPI method. The expected results were achieved and the LPI method presented significant differentials. It is structured in well-defined and detailed implementation phases containing the respective focus of action, the main action and steps to be carried out, suggestions of lean tools and challenges that may arise during the implementation of each step. In addition, it suggests metrics to measure the processes, and indicators to monitor the satisfaction of the port clients and the general operations of the port, aspects not contemplated in the models identified in the literature. In this way, it is concluded that because it is considered more detailed and complete, it facilitates the understanding of the port authority on how to implement the lean philosophy, minimizing errors and failures. The method brought contributions to the scientific field, public and private organizations, port clients and society
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8706
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