Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8713
Título: Manual de gestão de pessoas : uma forma de auxiliar o servidor do IFES
Autor(es): Corrêa, Déborah Pinto
Orientador: Ferreira, Dirce Nazaré de Andrade
Palavras-chave: Manual
Gestão de pessoas
Padronização
Data do documento: 26-Mar-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: A área de gestão de pessoas surgiu para substituir a área de recursos humanos a partir da mudança de visão das organizações em relação a seus funcionários, que antes eram percebidos como custo necessário e passaram a ser apontados como essenciais para que se atinjam os objetivos das instituições. No setor público, apesar do viés ainda muito burocrático e operacional, a área de gestão de pessoas também é muito importante por cuidar da carreira do servidor e pelo atendimento que presta, mas a extensa legislação e a sobrecarga de demandas dificultam o trabalho. Neste contexto, esta pesquisa se preocupou em levantar os problemas e as possíveis soluções para o setor sob a ótica dos profissionais que trabalham na Diretoria de Gestão de Pessoas do Ifes. Foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, sendo utilizados como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa de campo em que o instrumento de coleta de dados foi a exploração de documentos e a entrevista estruturada. Foi identificada que uma das maiores dificuldades do setor de gestão de pessoas do Ifes é a falta de padronização de procedimentos, associada a problemas na divulgação das informações e que uma das opções para minimizá-los seria a elaboração de manuais. Como produto desta pesquisa, foi elaborado o manual do servidor do Ifes, esclarecendo as dúvidas mais frequentes a respeito da legislação e procedimentos da área de gestão de pessoas.
The people management area was created to replace the human resources area by changing organizations' visions of their employees, which were previously perceived as necessary costs and are now considered essential if the objectives of the institutions are to be achieved. In the public sector, despite the bureaucratic and operational bias, the people management area is also very important because it takes care of the server's career and the service it provides, but the extensive legislation and the overload of demands makes the job difficult. In this context, this research was concerned with raising the problems and possible solutions for the sector from the perspective of the professionals who work in the Ifes People Management Board. A research of a qualitative nature was carried out, being used as technical procedures the bibliographical research, the documentary research and the field research in which the instrument of data collect was the exploration of documents and the structured interview. It was identified that one of the major difficulties of the Ifes people management sector is the lack of standardization of procedures, associated with problems in the dissemination of information and that one of the options to minimize them would be the preparation of manuals. As a product of this research, the Ifes server manual was elaborated, clarifying the most frequent doubts regarding the legislation and procedures of the people management area.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8713
Aparece nas coleções:PPGGP - Dissertações de mestrado profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_11553_Dissertação final com correções.pdf1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.