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Título: A linguagem visual do livro didático de educação a distância
Autor(es): Pacheco, Leonardo Paiva de Almeida
Orientador: Setubal, Flávia Meneguelli Ribeiro
Data do documento: 22-Fev-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O objetivo da pesquisa foi analisar a linguagem visual aplicada aos livros didáticos voltados para educação a distância (EAD), com a finalidade de nortear Instituições Públicas de Ensino (IPE) quanto à elaboração e escolha do livro que seja visualmente mais adequado. Para atingi-lo foi feita uma pesquisa documental cujo recorte foram os livros do primeiro ano (por se tratarem do primeiro contato do aluno com a linguagem visual empregada neste material) do curso de licenciatura em Artes Visuais EAD da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A escolha pelo curso de modalidade a distância se deu porque nele o livro pode interferir no processo de ensino-aprendizagem de maneira mais incisiva do que no ensino presencial. A pesquisa teve como quadro teórico autores do design gráfico que se baseiam na Teoria da Gestalt, como Donis A. Dondis (2007) e o professor João Gomes Filho (2008). A metodologia foi uma adaptação da “Técnica de Incidentes Críticos” de John C. Flanagam (1954) associada ao “sistema de leitura visual da forma” de Gomes Filho (2008). Foram analisadas as composições visuais no intuito de identificar as características que favorecem e as que comprometem a comunicação visual do livro didático: clareza, ênfase, contraste e repetição foram as técnicas visuais mais relevantes e as que mais conferiram alto índice de pregnância às composições. Os maiores problemas compositivos encontrados foram falta de alinhamento dos elementos, mau aproveitamento do espaço compositivo e poluição visual por causa do excesso de ênfase. O trabalho se insere na linha de pesquisa Gestão de Operações no Setor Público do Mestrado em Gestão Pública por causa do investimento de recursos públicos destinado à produção de livro didático
The objective of this research was to analyze the visual language applied to didactic books aimed at distance education (EAD) with the purpose of guiding Public Education Institutions (IPE) regarding the preparation and choice of the book that is visually more appropriate. In order to achieve this, a documentary research was carried out, whose cut was the first years books (because they were the first contact of the student with the visual language used in this material) of the graduation course in Visual Arts EAD of the Federal University of Espírito Santo (Ufes ). The choice for the distance modality course was because in that modality the book can interfere in the teaching-learning process in a more incisive way than in face-to-face teaching. The research had as theoretical framework authors of graphic design that are based on Gestalt Theory, as Donis A. Dondis (2007) and Professor João Gomes Filho (2008). The methodology was an adaptation of John C. Flanagam's "Critical Incident Technique" (1954) associated with the "visual form reading system" of Gomes Filho (2008). The visual compositions were analyzed in order to identify the characteristics that favor and those that compromise the visual communication of the didactic book: clarity, emphasis, contrast and repetition were the most relevant visual techniques and those that gave the highest “índice de pregnância” to the compositions. The major compositional problems encountered were lack of alignment of the elements, poor use of compositional space and visual pollution due to excessive emphasis. The work is included in the field of research Operations Management in the Public Sector of the Master in Public Management because of the investment of public resources destined to the production of didactic book
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8715
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