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Título: Estratégias do movimento estudantil nas políticas públicas de transporte na Região Metropolitana da Grande Vitória
Autor(es): Silva, Weslley Vitor da
Orientador: Rosa Filho, Duarte de Souza
Palavras-chave: Public Policies
Student Movement
Power Resources
Politica
Data do documento: 21-Dez-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O Movimento Estudantil (ME) é um ator social de grande importância no debate de políticas públicas de transporte. Com esta visão, este trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa que teve por objetivo compreender os movimentos orgânicos e reivindicatórios dos estudantes enquanto atores sociais no processo de formação de políticas públicas de transporte na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), por meio da utilização de estratégias políticas. Para embasar teoricamente esta pesquisa são apresentados conceitos sobre formação de políticas públicas, participação social, recursos de poder e estratégias políticas. De maneira a compreender a evolução das bandeiras do ME e identificar suas estratégias políticas, procedeu-se a coleta e tratamento dos dados primários e secundários. A coleta de dados primários se deu por meio de entrevistas semiestruturadas e secundários por pesquisas bibliográfica e documental, que buscou elucidar o problema proposto sobre como se dá a utilização das estratégias políticas pelo ME na formação de políticas públicas de transporte na RMGV. Após as análises, são identificados os momentos de crise ocorridos em 2011, 2013 e 2015 que serviram de pano de fundo a atuação do ME. Em relação aos atores sociais envolvidos em políticas públicas de transporte na RMGV, foram identificados e analisados seus recursos de poder e suas estratégias políticas. Verificou-se que o movimento estudantil utiliza-se principalmente de estratégias conflitivas, e que seus objetivos nem sempre são alcançados. Portanto, a partir da perspectiva da linha de pesquisa em Gestão de Operações no Setor Público, que busca compreender a importância da qualidade nas operações de serviços e estuda a importância do planejamento no setor público por meio de elaboração de projetos, foram apresentadas, como produto final deste trabalho, proposições que visam indicar ao ME formas alternativas de acesso aos recursos de poder e uso de estratégias políticas para empoderamento dos estudantes enquanto atores sociais e melhor efetividade na formação de políticas públicas de transporte na RMGV.
The Student Movement (ME) is an important social actor in the debate on public transport policies. This work is the result of a qualitative research that aimed to understand the organic movements and demands of the students as social actors in the process of formation of public transportation policies in the Metropolitan Region of Greater Vitória (RMGV), through the use strategies. To theoretically base this research were presented concepts about public policy formation, social participation, power resources and political strategies. In order to understand the evolution of the ME flags and identify their political strategies, the primary and secondary data were collected and processed. The primary data collection was done through semistructured and secondary interviews through bibliographical and documentary research, which sought to elucidate the proposed problem of how the use of political strategies by the ME in the formation of public transport policies in the RMGV is given. After analyzes, the moments of crisis that occurred in 2011, 2013 and 2015 were identified as the background to the ME's performance. In relation to the social actors involved in public transportation policies in the RMGV, their power resources and their political strategies were identified and analyzed. It was verified that the student movement is mainly used of conflicting strategies, and that its objectives are not always reached. Therefore, from the perspective of the line of research in Operations Management in the Public Sector, which seeks to understand the importance of quality in service operations and studies the importance of planning in the public sector through project preparation, were presented as a product end of this work, propositions that indicate to the ME alternative forms of access to resources of power and use of political strategies for the empowerment of students as social actors and better effectiveness in the formation of public transport policies in the MGV.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8720
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