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Título: Pró-reitores do IFES : percursos formativos e competências gerenciais
Autor(es): Oliveira, Líssia Pignaton de
Orientador: Soares, Marison Luiz
Data do documento: 27-Dez-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esta pesquisa buscou traçar um perfil dos gestores de nível estratégico de uma instituição federal, normalmente professores indicados para a ocupação de funções e que acumulam junto as atividades gerenciais as acadêmicas, sem terem tido a oportunidade de formação específica na área de gestão. No aporte teórico é exposto um breve contexto sobre concepções e atributos de competência, gestão por competências no setor público e, a importância do gestor e a tomada de decisão. Entendendo que as competências gerenciais podem representar uma melhoria na gestão, à medida que as competências mapeadas possam servir de subsídio à implementação de treinamentos baseados nas reais necessidades desses indivíduos, buscou-se levantar e mapear na percepção dos pró-reitores do Ifes, as competências necessárias para ocupar funções gerenciais no desenvolvimento de suas atividades. Os sujeitos da pesquisa foram 11 gestores que ocupam ou ocuparam a função de Pró-Reitor no Ifes e foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados, quais sejam: questionário (composto por três partes contendo questões referentes ao perfil sociodemográfico, a avaliação das competências percebidas em si mesmo e a percepção quanto ao grau de importância das competências para o exercício da função de Pró-Reitor) e entrevista semiestruturada. Os dados do questionário foram analisados a partir do Modelo Servqual e as entrevistas pela técnica de análise de conteúdo, com o apoio do software IRAMUTEQ. Foi apresentado um quadro com os gaps de competências a serem aprimoradas em relação aos seus atributos no desempenho da função (real), sua expectativa em relação ao exercício da função de pró-reitor (desejada) com um comparativo das médias em relação à competência, habilidade e atitude, a relação dos gaps com a formação acadêmica e a experiência gerencial, bem como as principais dificuldades e desafios da função de Pró-Reitor. Por fim, apresenta-se uma proposta de programa de desenvolvimento gerencial, tendo em vista necessidade identificada a partir da análise dos dados, associada à linha de pesquisa Gestão de Operações no Setor Público, do mestrado em Gestão Pública
This research aimed to draw a profile of strategic level managers from a federal institution, usually professors are indicated for this functions, accumulating together the managerial activities and the academic ones, without opportunity to do an specific training in management area. In the theoretical contribution is exposed a brief context about conceptions and attributes of competence, management by competencies in the public sector, and the importance of the manager and the decision making. Understanding that managerial skills can represent an improvement in management, as the mapped competences can serve as a subsidy for implementation of training based on the actual needs of these individuals, sought to map in the perception of the pro-rectors of Ifes the necessary competencies to occupy manager functions to development of their activities. The subjects of the research were 11 managers who occupy or occupied the function of Pro-Rector in the Ifes and two instruments of data collection were used: questionnaire (composed of three parts containing questions concerning the sociodemographic profile, the evaluation of the competences perceived in itself and the perception as to the degree of importance of the competences for the exercise of the function of Pro-Rector) and semi-structured interview. The questionnaire data were analyzed from the Servqual Model and the interviews by the technique of content analysis with the support of IRAMUTEQ software. A table was presented with the gaps of competences to be improved in relation to their attributes in the (real) function performance, their expectation in relation to the exercise of the pro-rector function (desired) with a comparison of the averages in relation to the competency, ability and attitude, the relationship of the gaps with the academic formation and the managerial experience, as well as the main difficulties and challenges of the function of Pro-Rector. Finally, a proposal for a managerial development program is presented, in view of the need identified from the data analysis
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8723
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