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Título: Relações entre as teorias e as práticas curriculares na educação superior: um estudo no curso de graduação em administração da UFES
Autor(es): Pugliesi, Priscila Santos
Orientador: Oliveira, Marilene Olivier Ferreira de
Data do documento: 24-Jun-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Os processos de ensino-aprendizagem, na educação superior, buscam unir as competências técnicas e habilidades para o desenvolvimento das atividades profissionais demandadas pela sociedade e a formação de cidadãos que tenham capacidade para responder aos anseios da comunidade em que vivem. Assim, se por um lado a sociedade requer profissionais cada vez mais especializados e atualizados, as instituições de ensino precisam estar preparadas para formar esses profissionais. É neste cenário que esta pesquisa busca esclarecer o seguinte problema de investigação: De que forma as disciplinas do Curso de Administração da Ufes convergem teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem? Assim, definiu-se como objetivo geral compreender o processo de formação de competências do graduado pelo curso de Administração noturno da Ufes. Por decorrência foram estabelecidos alguns objetivos específicos, quais sejam: analisar a aderência da matriz curricular do curso de Administração da Ufes à Resolução nº 4, de 13 de julho de 2005, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, investigar a percepção dos egressos em relação aos conteúdos das disciplinas cursadas e suas contribuições para o desenvolvimento de competências e comparar as possíveis competências desenvolvidas no âmbito do curso com as exigidas pelo mercado de trabalho na percepção do aluno formado. O estudo se limitou ao curso de Administração noturno, que ainda está formando suas primeiras turmas, a fim de se conhecer como são integradas a teoria e a prática em sala de aula, de forma que atende aos anseios do aluno, enquanto usuário da rede pública, a quem a universidade presta seus serviços. A abordagem utilizada foi de natureza quanti-qualitativa. Os tipos de pesquisa, em relação aos procedimentos que foram empregados são: o estudo de caso, por meio da análise do PPC e da matriz curricular; a pesquisa descritiva, por meio do questionário; a pesquisa explicativa, por meio dos documentos e da legislação, e a bibliográfica, por meio do levantamento de material produzido por outros autores. A análise da matriz curricular revelou que nenhuma competência foi trabalhada de maneira satisfatória, durante o curso. As análises estatísticas revelaram que algumas competências foram trabalhadas além da exigência do mercado de trabalho, em detrimento de outras.
The teaching-learning processes, in higher education, seek to unite the expertise and skills to the development of professional activities demanded by society and the formation of citizens who are able to respond to the concerns of the community in which they live. So, if on the one hand society requires increasingly skilled professionals and updated, educational institutions must be prepared to train these professionals. It is in this scenario that this research seeks to clarify the following problem: how the disciplines of administration of the Ufes converge theory and practice in the teaching-learning process? Thus, defined as general objective to understand the process of formation of grad skills at night of Administration course Ufes. By a result were established some specific objectives, which are: to analyse the adherence of the Resolution nº 4, of 13 July 2005, the Board of higher education of the National Council of education, investigate the perceptions of graduates relative to the content of the disciplines studied and their contributions to the development of skills and compare the possible competences developed in the framework of the course with the required by the labour market in the perception of the alumnus. The study was limited to night Administration course, which is still forming its first classes in order to meet as they are integrated with theory and practice in the classroom, in a manner that meets the aspirations of the student, while the public network user, to whom the University provides its services. The approach used in this study is quantitative and qualitative in nature. The types of research, in relation to the procedures that were used in this work are: case study through the analysis of the PPC and curricular matrix; descriptive research, by means of the questionnaire; explanatory research, through documents and the laws, and the essay, through the survey of material produced by other authors. The curriculum matrix analysis revealed that no jurisdiction has been worked satisfactorily during the course. The statistical analysis revealed that some competencies were worked in addition to the requirement of the labour market, to the detriment of others.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8734
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