Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8737
Título: Programa Ciência sem Fronteiras : proposta de gestão a apartir da avaliação de procedimentos e experiências discentes da Universidade Federal do Espírito Santo
Autor(es): Guimarães, Felipe Furtado
Orientador: Dias, Taciana de Lemos
Palavras-chave: Mobilidade discente
Graduação sanduíche
Internacionalização
Data do documento: 29-Fev-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar o programa Ciência sem Fronteiras (CSF), na modalidade de graduação sanduíche no exterior (GSE), a partir da avaliação feita por discentes da UFES e de seus relatos de experiências. Os procedimentos do programa foram avaliados por servidores da UFES visando a disseminação do conhecimento e a proposição de melhorias, no contexto da internacionalização. A metodologia adotada foi quali-quanti. Conduziu-se uma pesquisa descritiva, explicativa e de natureza aplicada, adotando-se entrevistas e enquete. Utilizou-se a análise de conteúdo para se dialogar com os registros das entrevistas com servidores e dos relatos produzidos por bolsistas. A amostra envolveu alunos de graduação da UFES inscritos no CSF, na modalidade GSE e que responderam aos questionários desta pesquisa. O principal problema identificado foi a dispersão de informações sobre esses alunos, fato que dificulta a gestão do programa CSF na UFES. A partir das entrevistas com servidores foi possível elaborar um fluxo de procedimentos que podem contribuir para a melhoria da gestão do programa na instituição pesquisada. A partir do relato das experiências dos bolsistas e da enquete respondida por eles, foi possível identificar que a principal contribuição do CSF para a formação dos participantes foi nos aspectos culturais e linguísticos. Os bolsistas também compararam a instituição de origem com a de destino, sendo que a de destino foi melhor avaliada em aspectos como inovação, tecnologias de apoio ao ensino, carga horária prática de disciplinas e infraestrutura. Já a de origem foi melhor avaliada em aspectos como metodologia de ensino, projeto pedagógico e carga horária teórica de disciplinas. As ações propostas tiveram como objetivo a melhoria dos procedimentos operacionais do programa CSF na UFES e incluíram a criação e implementação de um sistema de controle e acompanhamento que reúna dados de alunos: candidatos a mobilidade no exterior; em situação de mobilidade no exterior; e alunos que já retornaram de programas de mobilidade no exterior. Além disso, a pesquisa propõe a disseminação do conhecimento produzido pelos bolsistas, a partir de experiências que vivenciaram no programa CSF
The main objective of this study was to analyze the Science without Borders program (currently Brazil Scientific Mobility Program - BSMP) in the level of undergraduate sandwich degree abroad, under the perspective of students from the Federal University of Espirito Santo (UFES) and their testimonials. The procedures of the program were assessed by UFES’ staff in order to spread knowledge and suggest improvements, in the context of internationalization. The methodology used was qualitative and quantitative. This research was considered descriptive, explanatory and applied, using instruments such as interviews and survey. Content analysis was used to understand the contents of interviews and testimonials from participants of the BSMP program. The sample included undergraduate students who registered in the BSMP program, in the level of undergraduate sandwich degree abroad and who answered the survey of this research. The main problem found was the dispersion of data about these students, making it difficult to manage this program at UFES. From the interviews with staff from UFES, it was possible to create a flow model of procedures that might help with improvements for the management of this program at UFES. From the testimonials of students and the survey, it was possible to identify that the main outcome of the BSMP program for their education was related to cultural and linguistic aspects. The students also compared the home (UFES) and host institutions. The host institution received higher scores in aspects such as: innovation, technologies to support learning, hours for practical activities and infrastructure. The home institution received good scores in aspects such as: methodology of teaching, pedagogical project and hours for theoretical activities. Actions were proposed for improving the operational procedures of the BSMP at UFES, including the development and implementation of a system for controlling data from students, in the stages of application, exchange program abroad and return to home institution. Besides, this research proposes sharing the knowledge acquired by the students during their experience in the BSMP abroad
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8737
Aparece nas coleções:PPGGP - Dissertações de mestrado profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_9656_Dissertação Final - Felipe Furtado Guimarães20170123-141239.pdf5.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.