Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8749
Título: Fundamentos para uma análise das dimensões acadêmico-curriculares no contexto do REUNI
Título(s) alternativo(s): Elements to an analysis of curricular-academic dimensions in the context of Reuni
Autor(es): Lima, Rochester Santana de
Orientador: Faleiros, Rogério Naques
Data do documento: 4-Ago-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esta dissertação analisa os projetos políticos dos cursos de graduação criados na ocasião do Reuni, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da Universidade Federal do Espírito Santo. Trata-se de um estudo de caso, utilizando-se da metodologia de análise de conteúdo para observação dos Projetos Pedagógicos Dos Cursos, e realiza-se esta tarefa através da aproximação entre transformações estruturais no modo de produção capitalista, a partir da década de 1970, e a emergência dos discursos e princípios da Teoria Do Capital Humano, sociedade do conhecimento e pedagogia das competências. Cada vez mais fortalecidos no cenário de crise estrutural do capital, estes princípios caracterizam perspectivas de desenvolvimento das nações através das políticas educacionais, geralmente vinculadas a noções focalizadas, individualizantes e privatistas dos sujeitos no processo educacional, das instituições de ensino e do papel dos governos na definição de suas políticas para a educação, entre elas a educação superior. Neste contexto, no processo de contrarreforma da educação superior no Brasil, constitui-se de elementos da particularidade da conformação da burguesia e do capitalismo no país, combinada à sua condição de dependência, que se expressa pela enorme influência de organismos internacionais multilaterais na definição das políticas econômica e social assumidas por diferentes governos. As propostas de expansão/reestruturação das universidades federais no Brasil, tendem, portanto, a expressar, nos cursos de graduação, aspectos relacionados à mercadização do processo educacional, e no qual os projetos pedagógicos dos cursos têm papel fundamental.
This dissertation analyzes pedagogical projects of higher education graduation courses created in the occasion of Reuni, in the Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas of the Espírito Santo Federal University. It is documental research, using the methodology of content analysis towards an approximation to the Political Pedagogical Projects of graduation courses, and this task was achieved through the approximation between structural changes in capitalism, from the 1970s, and the emergency of speeches and principles of the human capital theory, knowledge society and pedagogy of skills. Increasingly strengthened in the structural crisis scenario, these principles characterized nation’s development perspectives through educational politics, usually linked to focused, individual and private notions of the subjects in the educational process, as well of its institutions and the government role in the defining their education policies, and among them, their policies towards higher education. In this context, the process of counter-reform of higher education in Brazil was forged over aspects of its particularity regarding the constitution of brazilian economic elite and capitalism in this country, combined with its condition of dependence, expressed by the outstanding influence of multilateral organizations in defining economic and social politics assumed by different governments. The proposals of expansion/restructuration of federal universities in Brazil, however, tend to express, on higher education courses, aspects related to mercadization of educational process, and in which the pedagogical projects of the courses have fundamental role.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8749
Aparece nas coleções:PPGPS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_11283_Rochester Santana de Lima.pdf2.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.