Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8777
Título: Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica no Estado do Espírito Santo: Situação Atual e Perspectivas Futuras
Autor(es): FREITAS, B. Z.
Orientador: Robson Grassi
Palavras-chave: Inovação tecnológica
Incubadoras de empresa
Espírito Santo
Data do documento: 30-Mai-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: FREITAS, B. Z., Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica no Estado do Espírito Santo: Situação Atual e Perspectivas Futuras
Resumo: A inovação é um processo que envolve o uso e a transformação do conhecimento técnico e científico em problemas relacionados com a produção tendo como objetivo o lucro. As incubadoras de empresas participam do ecossistema de inovação viabilizando desenvolvimento e inovação tecnológicos. As incubadoras são entidades promotoras de empreendimentos inovadores e têm por objetivo oferecer suporte a empreendedores para que eles possam desenvolver ideias inovadoras e transformá-las em empreendimentos de sucesso. As incubadoras de empresas são de base tecnológica quando a tecnologia representa alto valor agregado, geralmente originados de pesquisa científica. O objetivo dessa pesquisa foi caracterizar as Incubadoras de Base Tecnológica no Estado do Espírito Santo, mostrando o seu papel, sua origem, seu funcionamento, os resultados obtidos, as dificuldades enfrentadas e as perspectivas futuras. Foram realizados estudos de caso em três incubadoras, utilizando análise documental e entrevista semiestruturada. Inicialmente foi caracterizada a inovação tecnológica na visão de Schumpeter e dos neo-schumpeterianos, e também o ecossistema de inovação. Por conseguinte, as incubadoras foram caracterizadas de um modo geral, especialmente no Brasil, e também foram analisados os fatores críticos de sucesso de uma incubadora. Por fim, foi descrito sobre o ecossistema de inovação capixaba e foi feita a avaliação das incubadoras de base tecnológica do Espírito Santo. Os resultados apontaram que as incubadoras são uma parte do ecossistema de inovação onde se notam alguns avanços, todavia, as incubadoras capixabas ainda estão muito aquém das incubadoras de sucesso no Brasil, logo, existem diversos pontos a serem desenvolvidos e para isso foram propostas ações.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8777
Aparece nas coleções:PPGECO - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_10187_Dissertação final - Bruna Zuqui Freitas.pdf1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.