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Título: Análise envoltória de dados no estudo da eficiência do gasto público em ensino fundamental dos municípios do estado do Espírito Santo
Autor(es): Barreto, Breno Lima
Orientador: Oliveira, José Teófilo
Data do documento: 12-Mar-2009
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O presente estudo estima a eficiência relativa dos governos municipais do estado do Espírito Santo em seus gastos em ensino fundamental. O período analisado é o compreendido entre 2002 e 2005. Adotou-se a metodologia não paramétrica da Análise Envoltória de Dados DEA, técnica que permite a estimação da eficiência mediante comparação relativa entre as unidades municipais com as de melhor performance. O estudo confecciona diferentes variações de modelos de aplicações DEA, para permitir a visualização de diferentes cenários. Para examinar a influência do ambiente socioeconômico na eficiência, considerou-se a variável não-discricionária IDH Municipal (IDHM) em algumas variantes DEA como input não-discricionário. Em outros modelos, para examinar o efeito da introdução de variáveis intraescolares, foram incluídos dados relativos à escolaridade dos docentes, na condição de inputs controlados. O estudo indica ainda quanto e em que áreas uma administração municipal relativamente ineficiente precisa melhorar para se tornar tão eficiente quanto o padrão. Um conjunto de alvos é apresentado para indicar as recomendações de redução do consumo de insumos (inputs) ou elevação dos montantes dos resultados produzidos (outputs). Por fim, em reforço da tese da importância do uso eficiente dos recursos públicos e de políticas fiscais de qualidade superior, estimamos os valores dos recursos públicos desperdiçados pelos municípios fora da fronteira parâmetro.
This research aims to evaluate the relative efficiency in municipal governments expenditures in basic education. The analysis focus is the set of 78 municipalities in the state of Espírito Santo, Brazil. All data are from the period between 2002 e 2005. For this purpose, this approach adopts the non-parametric technique of Data Envelopment Analysis (DEA). The DEA method is one of the most used to estimate the efficiency by comparing a production unit to the best performance units. Consequently, this efficiency estimation deal with education as an input-output production process. However, the research goes beyond a simple analysis of score based rankings. Different DEA models are applied to evaluate different approaches. To consider the socio-economic environmental influence in relative efficiency the variable IDH Municipal (IDHM) was included in some DEA analytical variants as exogenously fixed input. To examine the intra-school influence, the variable “teachers with higher education” was included in other models versions as “controllable input”. After that, the study also indicates “how much” and “in what areas” a relative inefficient municipality needs to improve in order to be efficient. A set of targets are presented to show how a municipality needs to decrease its inputs or increase its outputs in order to become relatively efficient. Finally, reinforcing the importance of the efficient use of public resources and high quality fiscal policies, we estimate the value of global misspend of municipalities public resources in that period.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8779
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