Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8873
Título: Cooperativas de Crédito x Bancos: Análise da Melhor Opção para o Cliente Investidor Ou Captador de Recurso
Autor(es): CALIMAN, L.
Orientador: SARLO NETO, A.
Data do documento: 15-Ago-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: CALIMAN, L., Cooperativas de Crédito x Bancos: Análise da Melhor Opção para o Cliente Investidor Ou Captador de Recurso
Resumo: O mercado bancário brasileiro permite a oferta de crédito e investimentos por diferentes instituições financeiras. Neste mercado, produtos e serviços similares, com tarifas e taxas competitivas, são ofertados por sociedades com perfis distintos, dentre elas as cooperativas de crédito, sociedade de pessoas, e os bancos, sociedade de capital. Este estudo avaliou a melhor opção para o correntista investidor ou tomador de recursos, entre operar com os bancos ou com as cooperativas de crédito. Foram analisados 728 registros de bancos e cooperativas, que compreenderam 16 instituições financeiras, distribuídos no período de dezembro de 2010 a dezembro de 2016. O trabalho foi desenvolvido com base em duas hipóteses, ambas comparando bancos em relação as cooperativas de crédito. A primeira afirma que os bancos oferecem a melhor opção para o correntista investidor, considerando a valorização das ações, os juros, proventos e dividendos e tarifas pagas. Já a segunda hipótese assegura que os bancos comerciais e múltiplos oferecem a melhor opção para o correntista tomador de empréstimo, considerando as taxas praticadas nas operações de crédito. Os resultados obtidos permitiram aceitar a primeira hipótese, visto que o valor final nos investimentos realizados é em média 41% menor nas cooperativas que nos bancos. A segunda hipótese foi rejeitada já que a taxa praticada na carteira de crédito das cooperativas é em média 15% menor quando comparada a taxa dos bancos. Por fim, a pesquisa sugere que os bancos apresentam a melhor opção para os correntistas investidores, e as cooperativas de crédito a melhor opção para os clientes tomadores de recurso.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8873
Aparece nas coleções:PPGCON - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_11298_Dissertação Lorena Caliman.pdf1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.