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Título: O processo de formação das representações sociais de competência : um estudo entre profissionais da unidade central de administração de uma instituição federal de ensino
Autor(es): Morais, Pablo Augusto Panêtto de
Orientador: Silva, Priscilla de Oliveira Martins da
Palavras-chave: Competência
Representações sociais
Ancoragem
Administração pública
Gerencialismo
Data do documento: 2-Set-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Este estudo tem como objetivo compreender o processo de formação das representações sociais de competência para profissionais que atuam na unidade central de administração de uma instituição federal de ensino. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com coleta dos dados por meio de grupo focal, sendo os participantes divididos em duas categorias de pertencimento: técnicos administrativos e gestores. Foram realizadas quatro sessões de grupo focal, no período de agosto a novembro de 2015, com um total de 21 profissionais, dimensionados com base em suas categorias de pertencimento. A primeira sessão foi realizada com três gestores; a segunda, a terceira e a quarta sessões envolveram, respectivamente, seis, cinco e sete profissionais técnicos administrativos. Os dados obtidos a partir das falas dos participantes foram transcritos e submetidos ao software Alceste, cuja finalidade é revelar a informação essencial de um texto, por meio dos elementos mais significativos que compõem um conjunto discursivo. Em seguida, procedeu-se à análise dos dados retornados pelo software, tendo-se como guia a Teoria das Representações Sociais e aspectos ligados à abordagem societal. A análise permitiu chegar às três dimensões consideradas elementos constituintes da representação social de competência para os sujeitos da estrutura de administração analisada: avaliação; contexto; competência como conjunto CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes) e competência como inteligência prática. Desse modo, foi possível obter um aprofundamento em relação ao significado e ao processo de formação das representações sociais de competência, destacando-se as experiências dos indivíduos, a memória social e aspectos similares e diferenciados em relação ao pensamento social presentes no contexto da organização estudada.
The objective of this qualitative study is to understand the process of formation of social representations of competence for professionals working in the central unit of administration of a federal teaching institution. Data were obtained through focus group sessions in which participants were divided into two job categories: administrative technicians and managers. Four focus group sessions were held in the period of August to November 2015 with a total of 21 professionals classified according to their job category. The first session was conducted with three managers; the second, third and fourth sessions included six, five and seven professional administrative technicians, respectively. The data collected from participant discussion were transcribed and analyzed using the Alceste software, which serves to reveal the essential information of a text by means of the most significant elements that make up the discursive as a whole. Following software analysis, data were evaluated alongside the Framework of the Theory of Social Representations and aspects related to a societal approach. The analysis enabled researchers to acquire a better perspective of the three dimensions of the constituent elements of social representation of competence for the subjects within the management structure under assessment: evaluation, context, competence as delineated by the CHA guidelines (knowledge, skills and attitudes) and competence as practical intelligence. In this way it was possible to obtain a more profound understanding of the meaning and process of forming social representations of competence, highlighting the experiences of individuals, social memory as well as similarities and differences among social thought within the context of the organization under consideration.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8889
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