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Título: Saberes na graduação em administração : um estudo nas universidades federais do estado de Minas Gerais
Autor(es): Bergami, Gustavo
Orientador: Souza, Suzane Petinelli
Palavras-chave: Ensino superior
Administração
Universidade e faculdades - Minas Gerais
Currículos
Data do documento: 15-Dez-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Conforme censo da educação superior no Brasil de 2015, o curso de administração é um dos mais procurados no país. Esta pesquisa teve como objetivo investigar como surgem e são legitimados os saberes na graduação em administração das universidades federais mineiras. Na tentativa de responder a este objetivo, foi realizada uma caracterização do curso, investigados os saberes veiculados na matriz curricular e analisada a produção de verdades na graduação. A abordagem metodológica escolhida para este estudo foi a da pesquisa qualitativa por meio da técnica de análise de conteúdo. A produção dos dados foi feita mediante a análise de um conjunto de 13 (treze) projetos pedagógicos. Como resultados foram identificados os objetivos do pensamento crítico e reflexivo, do campo de atuação e da qualificação técnica, os perfis responsável e generalista e os métodos da transmissão, da prática e da construção do saber. Em relação aos saberes veiculados na matriz curricular, foram investigados os saberes de formação básica, nas funções organizacionais, das especificidades regionais e organizacionais, formação social, ambiental e ética e em pesquisa. Assim, com a análise das características do curso com os saberes veiculados nas matrizes curriculares foi possível analisar a produção de verdades na graduação. Os objetivos do campo de atuação, da qualificação técnica e o perfil generalista são as características que se relacionam com os saberes mais presentes na graduação, de modo que os objetivos econômicos ainda estão ocupando uma posição hegemônica na formação dos bacharéis em administração entre as universidades pesquisadas.
According to a census of higher education in Brazil in 2015, the administration course is one of the most sought after in the country. This research had as objective to investigate how the knowledge and the knowledge in the administration graduation of the federal universities of Minas Gerais arise and are legitimized. In an attempt to respond to this objective, a course characterization was carried out, the knowledge conveyed in the curricular matrix was investigated and the production of truths at the undergraduate level was analyzed. The methodological approach chosen for this study was that of the qualitative research through the technique of content analysis. The data were produced through the analysis of a set of 13 (thirteen) pedagogical projects. As results, the objectives of critical and reflexive thinking, the field of performance and technical qualification, the responsible and generalist profiles and the methods of transmission, practice and knowledge construction were identified. In relation to the knowledge conveyed in the curricular matrix, the basic training knowledge in organizational functions, regional and organizational specificities, social, environmental and ethical training and research were investigated. Thus, with the analysis of the characteristics of the course with the knowledge conveyed in the curricular matrices, it was possible to analyze the production of truths in the undergraduate course. The objectives of the field of activity, the technical qualification and the generalist profile are the characteristics that are related to the most present knowledge in the undergraduate, so that the economic objectives are still occupying a hegemonic position in the formation of the bachelors in administration among the researched universities.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8908
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