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Título: O consumo de joias e a construção da identidade de gênero : muito além do simples consumo
Autor(es): Garcia, Victor Corrêa
Orientador: Souza, Eloisio Moulin de
Data do documento: 20-Abr-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O consumo faz parte da vida cotidiana da maioria dos sujeitos. Todos os dias são consumidos diversos bens, não só físicos, mas intelectuais, sociais, culturais e outros. Os bens são dotados de significados e que são consumidos e utilizados para externalizar as vontades, desejos e adjetivos dos sujeitos, o que compõe a identidade do mesmo. Através dos bens é possível construir diversas identidades, incluindo a identidade de gênero. Esta dissertação tem como objetivo analisar através dos discursos de sujeitos femininos e masculinos o consumo de joias e sua relação com a produção de identidade do sujeito em relação ao seu gênero. As identidades de gênero, à luz de Judith Butler, autora cerne desta dissertação, são atos involuntários ordenados pela heteronormatividade, construídos através da performatividade e performance. Através de uma pesquisa qualitativa com um total de 12 (doze) entrevistas individuais, os dados foram produzidos e analisados, criando categorias a posteriori tendo como base o referencial teórico. As entrevistas mostraram que há uma relação entre as joias e a construção da identidade de gênero, embora, a joia não seja fundamental, mas uma performance a mais. Palavras-chaves: Identidade; Gênero; Performance; Performatividade; Joias; Consumo.
Consumption is part of everyday life for most subjects. Every day not only physical goods are consumed, but also intellectual, social, cultural and other types of goods. The goods are endowed of meaning and are consumed and used to outsource the wills, wishes and adjectives of subjects, what makes up the identity of the same. Through the goods it is possible to construct various identities, including the identity of gender. The main goal of the present dissertation is to analyze through the discourse of female and male subjects, the consumption of jewelry and how it is related with the production the identity of the subject in relation to its gender. Gender identities, by the light of Judith Butler, author heart of this dissertation, are involuntary acts ordered by the heteronormativity, built through the performativity and performance. Through a qualitative research with a total of 12 (twelve) individual interviews, the data were produced and analysed, creating categories posteriori based on the theoretical reference. The interviews showed that there is a relation between jewelry and the construction of the identity of gender, although jewelry is not fundamental, but an extra performance.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8922
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