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Título: Responsabilidade social : uma abordagem crítica a partir do estudo de caso em uma empresa do setor farmacêutico de Vitória
Autor(es): Fonte, Ana Paula Soares Della
Orientador: Behr, Ricardo Roberto
Palavras-chave: Responsabilidade social
Ética empresarial
Data do documento: 11-Fev-2005
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Atualmente, responsabilidade social é um assunto presente nos discursos de muitas empresas e nos estudos de teóricos da administração e de diversas áreas do conhecimento humano, como a Economia, a Filosofia e a Sciologia. Este trabalho traz um estudo panorâmico sobre o tema, começando por seus diferentes conceitos e justificativas de adoção, passando por uma narrativa sobre a extensão de débito que a empresa capitalista possui tanto com a sociedade quanto com o meio ambiente. Apresenta os principais debates que cercam o tema, os instrumentos utilizados pelas empresas para expressarem sua responsabilidade social, além de várias críticas que o próprio mercado faz aos modelos de gestão da responsabilidade social por ele mesmo criados. Realiza um estudo de caso em uma empresa de pequeno porte, reconhecida pela comunidade local da Região Metropolitana de Vitória como socialmente responsável. Tem como objetivo geral o desenvolvimento de uma avaliação crítica da responsabilidade social a partir da prática da empresa pesquisada e, mais especificamente, verificar quais as concepções de responsabilidade social vigentes, analisar se as práticas da organização pesquisada ratificam ou contradizem a teoria e, também, verificar quais os aspectos envolvidos na adoção de uma proposta de responsabilidade social pela empresa.
Nowadays, social responsibility is a subject very common in the speeches of a lot of enterprises and in the studies of theorics of administration and of several areas of human knowledge, like economy, philosophy and sociology. This work presents a panoramic study about the theme, showing, at first, the differents concepts and motivations for its adoption and, after, presenting a narrative about the debit of capitalistic enterprises with the society and the environment. It brings the meanly tools which the enterprises use to express theirs social responsiveness and, by the other side, a lot of critics that the market points against the models created by itself to social responsibility gestion. It elaborates a study of case in a little enterprise based on the Great Vitória, recognized by the local community as socially responsible. Its general objective is developing a critical analysis about social responsibility supported by the enterprise practices and, more specifically, to verify which are the social responsibility conceptions today, to analyze if that practices are agree or not with the theory and verify which aspects are involved in a social responsiveness propose by the enterprise.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8929
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