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Título: Reestruturação produtiva e gestão da competência em uma organização do setor de serviços : analisando a Gerência Regional de Infra-Estrutura do Banco do Brasil
Autor(es): Nahas, André Ricardo
Orientador: Bianco, Mônica de Fátima
Data do documento: 5-Mar-2004
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esta dissertação discute as mudanças nos processos de trabalho, partindo do pressuposto que tais processos sofreram uma transformação nos últimos anos, impulsionada por pressões oriundas do ambiente externo à empresa. Tendo como base uma organização do setor financeiro e as inter-relações entre trabalho e subjetividade, discute a reestruturação produtiva do Sistema Financeiro Nacional, as definições e características da produção industrial de serviços e a evolução dos modelos de produção que levam ao surgimento de um modelo da competência. Trata-se de um estudo de caso realizado junto aos funcionários da Gerência Regional de Infra-Estrutura (GERIE) do Banco do Brasil em Vitória (ES), cujos dados foram obtidos através de documentação indireta, de entrevistas semi-estruturadas e de observação participante. Posteriormente, tais dados foram categorizados qualitativamente e apresentados sob a forma de análise de conteúdo. A reestruturação é tratada considerando o conceito de competência e sua aplicação dentro da unidade escolhida, buscando, dentro dos limites da realidade específica desta instituição, entender de que forma o processo de reestruturação afetou a organização e as pessoas a ela relacionadas, e ainda analisar as diferentes maneiras pelas quais esta competência é vista pelas pessoas e pela empresa.
This dissertation discuss the changes in the work processes, presupposed that these processes had suffer modifications during the past years, stimulated by environmental surrounding of the company. Based on an organization of a financial field and the interrelations between work and subjectivity, discuss the productive restructuring of the National Financial System, the definitions and characteristics of “industrial production of service” and the evolution of the production models which led to the appearance of the “competence model”. This case study was developed among the employees of the Infrastructure Regional Management of Banco do Brasil in Vitória - ES. The data was obtained by indirect documentation, semi structured interviews and observations from participators. Afterwards, the data were qualitative categorized and presented under a form of content analysis. The restructuring is treated considering the competence and its application inside of the chosen unit, searching, inside of the limits of the specific reality of this institution, to understand how the process affected the organization, the people related, and more, analyze the different ways this competence is seen by the people and organization.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8931
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