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Título: CULTURA de Negócios: um Estudo de Caso Sobre o Arranjo Produtivo Moveleiro de Linhares.
Autor(es): Silva, Yuri Blanco e
Orientador: Vasconcellos, João Gualberto Moreira
Data do documento: 10-Mai-2004
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esta dissertação visa identificar quais os principais aspectos culturais no gerenciamento dos negócios no arranjo produtivo moveleiro de Linhares no estado do Espírito Santo, um dos sete maiores centros produtores de móveis do Brasil, partindo-se do princípio de que existe uma Cultura de Negócios neste local. Destaca-se a questão da cultura nas organizações, passando pela cultura brasileira, fazendo uma construção da influência da cultura nacional paralela às questões culturais internas às organizações. Faz-se um levantamento antropológico da evolução do conceito de cultura, usado nas organizações, desde a administração científica, passando pela escola das relações humanas e desenvolvimento organizacional, até os dias atuais. Chega-se então a partir desta evolução ao termo Cultura de Negócios. São também explicados os conceitos de arranjos produtivos e suas vantagens no mundo globalizado. Faz-se ainda uma caracterização do panorama do setor moveleiro em Linhares, no Brasil e no mundo. Trata-se de um estudo de caso realizado junto a pessoas envolvidas no processo decisório e de influência na cultura de negócios de algumas das principais empresas fabricantes de móveis de Linhares. Os dados foram obtidos através de documentação indireta, de entrevistas semi-estruturadas e de observação direta não participante. Posteriormente, tais dados foram categorizados qualitativamente e apresentados sob a forma de análise e tratamento dos dados. Por fim, identificam-se construções comuns, a partir de ações e intenções organizacionais e, também, por iniciativa dos atores, por meio da subjetividade humana. Evidencia-se, então, a chamada cultura de negócios, bem como suas percepções e valores, em prol da continuidade e do sucesso das atividades empresariais locais.
This dissertation aims to identify the main aspects in the business management of the productive furniture cluster in Linhares, Espírito Santo state, one of the seven biggest productive centers of furniture in Brazil, from the headline that there is a “Business Culture” in that local. It points the question of culture in organization, through the Brazilian culture, constructing the influence of the national culture parallel to the internal culture questions of the organizations. It makes an anthropological survey about the evolution of the culture concept, within the organization environment, from the scientific management, the human relationships’ school and the organizational development to nowadays. Then, the “Business Culture” term comes from this evolution. The concepts of productive clusters and their advantages in the global world are also explained. It is made, either, a characterization of the general view of the furniture sector in Linhares, in Brazil and the world. It is a case study accomplished with the people involved in the decision process and influent in the business culture of some main furniture manufacturer enterprises of Linhares. The data were obtained by indirect documentation, semi structured interviews and direct observations from nonparticipators. Afterwards, these data were qualitative categorized and presented as data analysis and treatment. Finally, common construction is identified from the organizational actions and intentions, and also the initiative of the actors, by human subjectivity. Then, the “Business Culture” is evidenced, with its values and perceptions, in favor of the continuity and success of the local management activities.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8936
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