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Título: A responsabilidade social como estratégia de gestão empresarial : um estudo do caso CST
Autor(es): Gomes, Danise Simon Robers
Orientador: Vasconcellos, João Gualberto Moreira
Data do documento: 21-Mar-2003
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: GOMES, Danise Simon Robers.; VASCONCELLOS, João Gualberto Moreira. A responsabilidade social como estratégia de gestão empresarial: um estudo do caso CST. 2003. 106 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas
Resumo: Esta dissertação tem por objetivos contribuir para a discussão da Responsabilidade Social, procurando relacionar o discurso com a prática e de forma mais específica, analisar a gestão socialmente responsável da Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST). A metodologia partiu de pesquisas bibliográficas e documentais, e de um estudo de caso, tendo como principal instrumento de coleta de dados, entrevistas semi-estruturadas. Para a análise das informações, foram agrupadas as ações no âmbito interno, cujo público-alvo são os funcionários e seus familiares e no âmbito externo, a comunidade em geral. Tomou-se como base para categorização os indicadores de Responsabilidade Social propostos pelo Instituto Ethos, uma das referências do assunto no Brasil. Dentre as conclusões, ressalta-se que o papel social das empresas tem sido cobrado pela sociedade e desenvolvido pelas empresas, sendo a responsabilidade social apresentada como uma forma de sustentação do sistema econômico, não contemplada ainda como fator estratégico, norteador das decisões e ações das empresas. Sobre a empresa estudada, percebe-se que suas ações no âmbito social e ambiental são recentes e ainda não tratadas de forma estratégica. A Gestão Ambiental destaca-se mais do que suas ações sociais. São necessários avanços no controle ambiental, no comprometimento com a comunidade, na transparência das ações, e principalmente nas relações sindicais, onde prevalecem marcas autoritárias de sua gestão. Apesar disso há o reconhecimento do esforço da empresa na busca do desenvolvimento tanto no foco interno quanto externo da responsabilidade social, tendo inclusive, algumas de suas ações premiadas
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