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Título: LAR, Simbólico Lar. uma Investigação Sobre Relações Entre Sujeitos e Objetos no Consumo de Móveis de Madeira, Retilíneos e Seriados, para Residência.
Autor(es): Ribeiro, Flávia Meneguelli
Orientador: Carneiro, Teresa Cristina Janes
Palavras-chave: Compra de Móveis
Subjetividade
Tecnologias de Gestão
Consumidores - Atitudes
Data do documento: 28-Mar-2008
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a compra de um objeto presente na maioria dos lares, porém pouco estudado e analisado no meio acadêmico: a mobília. O consumidor desse objeto, mais especificamente os móveis de madeira, retilíneos e seriados, para residência, que representam um dos bens de consumo que mais movimentam o varejo nacional e, ainda, no Espírito Santo, produto do sexto maior pólo moveleiro do país, é o objeto de estudo desta pesquisa que visa compreender as relações entre a compra desse bem, seus consumidores, grupos de referência e, ainda, empresas produtoras e revendedoras, visando o aprimoramento das tecnologias de gestão relacionadas a esse produto. Adquirido pela maior parte da população brasileira, ou seja, as classes de mais baixa renda, o estudo aqui desenvolvido identifica que esse tipo de bem perpassa seu caráter utilitarista para adquirir outras funções simbólicas no universo do consumidor. Para atender ao objetivo proposto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica sobre o consumo e seu papel na sociedade contemporânea, explorando, principalmente, três perspectivas econômica, psicológica e social para auxiliar na compreensão desse processo. Em seguida, uma pesquisa qualitativa exploratória foi desenvolvida, utilizando entrevistas pessoais como técnica para coleta de dados. O universo do estudo foi composto pelos clientes de uma rede capixaba de lojas de móveis, selecionados por meio de um processo de amostragem não-probabilístico, por conveniência. A técnica utilizada para interpretação dos dados foi a análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apresentam alguns dos diversos significados que o móvel carrega e as características desse consumidor específico, evidenciando a procura por produtos de qualidade, de modelos tradicionais e com preços justos, que agreguem valor ao convívio coletivo, fortalecendo a perspectiva interpretativista que atribui ao consumo uma característica simbólica, em que bens e serviços são utilizados como formas de comunicação entre o indivíduo e a sociedade.
The purpose of this research is to analyse the consumption of an object present in most of homes, but less studied and analysed in the academy: the furniture. The consumer of this objetc, more specifically the serial furniture made of wood, straight lines, for residences, which represent one of consumer goods that most move the national retail, and yet, in Espírito Santo, product of the sixth largest furniture pole of the country, is the study object of this research that intends to understand the relationship between the purchase of this good, its consumers, groups of reference, and manufacturing and selling companies, aiming at the improvement of technology management related to that product. Acquired by the majority of the Brazilian population, the classes of lower income, the study developed here identifies that this kind of consumer good transposes its utilitarian nature to acquire other symbolic functions in the universe of consumers. To reach the proposed goal, a bibliographic search on consumption and its role in contemporary society was developed, exploring, mainly, three perspectives - economic, psychological and social - to help in the understanding of this process. Then, an exploratory qualitative research has been developed, using personal interviews as a technique for data collecting. The universe of the study was composed by customers of a capixaba chain of furniture shops, selected through a non-probabilistic process of sampling, by convenience. The technique used for data interpretation was the content’s analysis. The survey results show some of the different meanings that the furniture loads and characteristics of this specific consumer, showing the demand for quality products, from traditional models and “fair” prices, which add value to the collective coexistence, strengthening the interpretativist perspective that attaches a symbolic meaning to consumption, in which goods and services are used as forms of communication between the individual and society.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8946
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