Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8953
Título: Fragmentos das artes do Fazer Gestão : o foco na ação cotidiana de uma gerência da Secretaria Municipal de Educação de Vitória (ES)
Autor(es): Laquini, Jocarla Vittorazzi
Orientador: Junquilho, Gelson Silva
Palavras-chave: Gestão como Prática
Ação gerencial
Cotidiano
Gestão Educacional
Data do documento: 27-Set-2013
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Este projeto tem como base o princípio de que estudar atividades cotidianas é fundamental para compreender as ações dos sujeitos sociais, aqui, os praticantes da gestão. Portanto, almeja-se descrever a invenção das “artes do fazer” gestão no cotidiano de uma gerência da SEME a partir das práticas sociais dos seus praticantes. Para embasamento deste estudo, trabalha-se com autores que tratam da Gestão, seja ela uma visão clássica, como a de Fayol (1970), seja ela mais contemporânea, como a de Mintzberg (1986; 2010), além da abordagem praxeológica da Gestão como prática social de Reed (1997). Usam-se como inspiração também autores que retratam o cotidiano e sua importância. E, nesse sentido, ganha relevância Michel de Certeau (2009), que retrata a importância das práticas cotidianas. À luz de uma pesquisa de cunho qualitativo adotou-se para realização do trabalho de campo o método com inspiração etnográfica, sendo os dados produzidos a partir da análise de documentos e observação direta pelo período de seis meses. Ao realizar este estudo pretendeu-se contribuir com os estudos organizacionais quanto à gestão e ainda instigar maior utilização dos conceitos de Certeau (2009), tão caros aos estudos do cotidiano. Os resultados da pesquisa mostram que o cotidiano organizacional é marcado pela complexidade e que o mesmo é construído dia após dia, e não há como desconsiderar o conhecimento de cada sujeito, uma vez que cada um deles ajuda a configurar as práticas de gestão.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8953
Aparece nas coleções:PPGADM - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_6887_Dissertação Mestrado ADM UFES - Jocarla Vittorazzi Laquini.pdf846.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.