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Título: Fatores impactantes na percepção da imagem institucional na ótica dos discentes da educação à distância
Autor(es): Costa, Fábio Reis da
Orientador: Pelissari, Anderson Soncini
Palavras-chave: CEDERJ
Educação a Distância
Imagem Corporativa
Data do documento: 29-Jun-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O ensino superior brasileiro, considerando o número de alunos, é o quinto maior do mundo, sendo o mais expressivo da América Latina, porém, ainda apresenta baixa penetração de mercado, o que evidencia o seu potencial de crescimento. Em uma época em que as novas tecnologias de informação permitem diferentes interações no ambiente educacional, interferindo na forma como as imagens das instituições de ensino que adotam programas a distância são percebidas, tal ambiente aponta a necessidade das Instituições Públicas de Ensino Superior observarem a sua imagem frente ao mercado e seus diferentes públicos, uma vez que uma imagem positiva aumenta a demanda pelos serviços de uma instituição. Dentro desse cenário está inserida a questão norteadora dessa pesquisa: quais fatores impactam na percepção da imagem corporativa, na ótica dos alunos da Educação a Distância das Instituições Públicas de Ensino Superior? O objetivo dessa investigação foi responder tal questão. O estudo é uma pesquisa de campo, exploratório, de natureza quantitativa. A unidade de análise são as Instituições que oferecem cursos de graduação no consórcio CEDERJ. A unidade de observação são os alunos matriculados Polo de São Fidélis. Os dados foram levantados por meio de uma survey, sendo tabulados e analisados com o uso do programa SPSS. Os resultados sinalizaram que a imagem é a tradução das impressões geradas na interação do indivíduo com os diversos componentes da organização, com base nos aspectos cognitivos e afetivos relevantes, segundo seu modo de observar o ambiente. Foi observado que os alunos da área de exatas apresentam uma percepção estatística e significativamente diferenciada com relação aos estudantes das demais áreas do conhecimento. Por outro lado tanto os alunos entrantes quanto os concluintes da educação a distância apresentaram uma percepção semelhante com relação à imagem global. O estudo indicou a multidimensionalidade da imagem, sendo a Imagem Global das Instituições associada mais fortemente por sua Imagem Afetiva. Por sua vez, o fator Ambiente Virtual é o que se associa mais fortemente à Imagem Afetiva.
The higher education in Brazil, considering the number of students, is the fifth largest in the world, being the most significant in Latin America; however, it still has low market penetration, which highlights its potential for growth. In a time when the new information technologies enable different interactions in the educational environment, affecting how the image of educational institutions adopting distance-learning programs is perceived, this moment shows that Higher Education Institutions needs to notice its image before the market and its stakeholders, because a positive image increases the demand for their services. In this scenario is inserted the guiding question of this study: what does factors affecting the perception of corporate image from the viewpoint of distance-learning students at public higher-education institutions? The purpose of this research was to answer this question. The units of analysis are the institutions in the Higher Education Distance Learning Centre of the State of Rio de Janeiro, consortium that offer undergraduate courses. The units of observation are students enrolled at the São Fidélis hub. Data were collected using a questionnaire and analyzed using the SPSS program. The results indicate that the institution’s image is a translation of impressions generated from the individual's interaction with various organisational components, based on relevant cognitive and affective aspects according to his/her way of observing the environment. It was observed that science students have a significantly different perception than do students from other areas of study. On the other hand both incoming students and the graduates of distance education showed a similar perception with respect to the overall image. The study demonstrated both the multidimensionality of the image and that the institution's Overall Image is associated most strongly with its Affective Image. "Virtual Environment" was the factor most strongly associated with Affective Image.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8969
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