Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8997
Título: ARTICUL(A)ÇÕES ENTRE SAÚDE MENTAL E AS ESCOLAS: PISTAS PARA CONSTRUIR UM TRABALHO INTERSETORIAL
Autor(es): CHAVES, F. A. M.
Orientador: CALIMAN, L. V.
Coorientador: CESAR, J. M.
Data do documento: 29-Ago-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: CHAVES, F. A. M., ARTICUL(A)ÇÕES ENTRE SAÚDE MENTAL E AS ESCOLAS: PISTAS PARA CONSTRUIR UM TRABALHO INTERSETORIAL
Resumo: Considerando o aumento das demandas escolares para acompanhamento de crianças e adolescentes com os ditos problemas de aprendizagem, este trabalho apresenta algumas análises das práticas produzidas no entrecruzamento da Saúde Mental e escola. Ao tratarmos das práticas de cuidado no campo da Saúde Mental com crianças e adolescentes, percebemos a importância de construir um trabalho em rede. A intersetorialidade vem cada vez mais se fortalecendo como princípio norteador para efetivar uma atenção à população infanto-juvenil. Quando nos referimos a um trabalho junto com crianças e adolescentes, a escola é um dos setores que exige cada vez mais um cuidado com a articulação. Para tanto, neste trabalho, trazemos nossa experiência de campo, alguns percursos de uma pesquisa-intervenção e os encontros que dela se desdobraram: habitamos, no Centro de Atenção Psicossocial para Infancia e Adolescência de Vitória (CAPSi), um grupo com pesquisadores, trabalhadores desse serviço, familiares de crianças em tratamento com psicotrópicos, utilizando o Guia Brasileiro da Gestão Autônoma da Medicação (GGAM-BR), para pensarmos os atravessamentos escolares atrelados a uma demanda à saúde mental. Trazemos também nossa experiência numa rede intersetorial de Jesus de Nazareth (Vitória/ES) que tem as questões educacionais do território como foco de trabalho.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8997
Aparece nas coleções:PPGPSI - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_10302_FELIPE ALAN MENDES CHAVES.pdf1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.